Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 1 de maio de 2016

Não deixe de orar - 1º Sm 12:23


IPC de Pda de Taipas
Domingo, 1 de maio de 2016
Pr. Plínio Fernandes
Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito.
Amados, todos nós temos consciência de que orar, no sentido em que a Bíblia nos ensina, isto é, de orar por todas as pessoas, por todas as situações da nossa vida, pela igreja, pela família, de orar sem cessar, de orar com perseverança e fé, orar assim é, muitas vezes, como diz o apóstolo Paulo, uma luta agonizante; e como diz Isaías, um “penoso trabalho da alma”.
Orar, no melhor sentido bíblico da Palavra, ainda que seja algo deleitoso, prazeroso, não é uma tarefa fácil porque quando nos dedicamos a isto, as forças do mal se levantam contra nós, os prazeres do mundo e as preocupações da carne imediatamente começam a nos assediar, tentando-nos a deixar de orar.
E muitas vezes o crente cede ao mundo, à carne e ao diabo, e não ora.
Mas você já entendeu que falta de oração é pecado?
Este é o ensino do Espírito Santo no texto que temos diante de nós.
O profeta diz assim ao povo eleito: – “Longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito”.
Aqui no cap. 12 deste livro nós temos registrado o momento em que o profeta Samuel, depois de muitos anos governando Israel como o último dos juízes, está resignando o seu cargo em favor de Saul, o primeiro rei de Israel.
E foi um momento triste para Samuel, não porque ele fosse um homem apegado ao poder, mas porque o que estava acontecendo aquele dia não era exatamente a vontade de Deus para Israel.
Para entender melhor o contexto, vamos voltar ao capítulo 8, versículos 4 e 5:
Então, os anciãos todos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá,  5 e lhe disseram: Vê, já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que nos governe, como o têm todas as nações.
Veja – havia muitos anos que Samuel estava governando sobre Israel em nome do Senhor. Agora ele estava idoso, e seus filhos não andavam nos caminhos dele, de modo que de fato não poderiam ocupar o seu lugar.
E Deus planejava colocar um rei sobre Israel. A lei de Moisés dava orientações quanto a isto. Davi, o homem que estava no coração de Deus, deveria nestes dias ser bem pequenino, e quando chegasse a hora certa viria a ser rei.
Então o problema não era que Israel quisesse um rei. O problema era a motivação, que estava errada. Eles queriam um rei para serem como as outras nações.
E isto estava errado, pois Deus queria que eles fossem um povo diferente, separado dos demais. Assim como muitos crentes e igrejas querem “ser iguais ao mundo”.
Então o desejo dele desagradou, não somente a Samuel, mas principalmente ao Senhor.
1º Sm 8:6, 7
Porém esta palavra não agradou a Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos governe. Então, Samuel orou ao SENHOR.  7 Disse o SENHOR a Samuel: Atende à voz do povo em tudo quanto te diz, pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele.
Então em obediência à Palavra do Senhor, Samuel advertiu Israel sobre as consequências ruins que adviriam, e atendeu ao pedido deles.
Um homem chamado Saul foi ungido rei; um rei desobediente a Deus, que mais tarde foi rejeitado.
Bem, aqui no cap. 12, nós temos o momento em que, uma vez ungido Saul, Samuel está deixando o seu cargo como juiz.
E assim, numa última “palavra oficial”, ele diz ao povo de Deus que eles haviam de fato pecado. Mas que de agora em diante fizessem diferente; que dessem ouvidos à voz de Deus e andassem nos seus caminhos. Se eles fizessem assim, tanto eles como o rei seriam abençoados.
E como sinal de que sua mensagem era de Deus, ele iria orar pedindo que Deus enviasse trovões e chuva, mesmo não sendo a estação chuvosa.
Ele orou, e Deus enviou uma trovoada tão grande que o povo ficou muito amedrontado; e pediu que Samuel orasse por eles ao Senhor.
A resposta dele foi esta:
“Longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito”.
Porque deixar de orar é pecado? Existem muitas razões, mas desejo mencionar três.

1. Se você deixar de orar, estará privando outras pessoas de serem abençoadas

Irmãos, nós somos pessoas escolhidas de Deus, abençoadas por ele com a nossa eterna salvação. Temos o Espírito Santo habitando em nosso coração.
Por este Espírito que habita em nós, invocamos a Deus como nosso Pai,
E ainda que não saibamos orar como convém, o Espírito nos assiste em nossa fraqueza, ajudando-nos intimamente.
Somos abençoados com a Palavra de Deus, através da qual somos fortalecidos na fé, no amor e na esperança em Cristo; na qual somos instruídos sobre o caminho da graça de Deus.
Temos sido abençoados com toda a sorte de bênção espiritual.
E para que temos sido abençoados? Novamente, existem muitos propósitos, mas vou mencioanr apenas um: para que sejamos bênção na vida de outras pessoas também.
Vejamos o que Deus disse ao “nosso pai Abraão”, quando o abençoou.
Gn 12:1, 2
Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;  2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!
Ora, uma das maneiras como somos ordenados a abençoar é através da intercessão.
Tg 5:16
Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.
Esta orientação tem sido muito preciosa para mim, desde os meus primeiros dias como crente em Jesus.
No início de minha caminhada com Cristo, havia vários vícios em meu comportamento, os quais eu não vencia sozinho. Mas aprendi a confessar meus pecados aos meus irmãos, pedindo ajuda em oração, e como isto tem sido eficaz.
Mas não somente nos primeiros dias. Em ouras ocasiões vezes, no decorrer dos anos, percebo o quanto a intercessão de alguém em meu favor é importante. E peço oração, e confesso minhas dificuldades, e tenho visto como a Palavra de Deus é verdadeira, como a promessa é fiel.
Então sei que se não interceder por outros, estarei deixando de fazer o bem para eles.
Tg 4:17
Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.
Mt 5:44
Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem
Sabe quando uma pessoa é tua inimiga? É porque ela não está conhecendo a alegria do Espírito Santo. Está faltando Deus na experiência dela.
Tenho até a impressão de que Deus permite isto também para que esta pessoa seja alcançada por sua misericórdia.
Então isto é motivo de compaixão. Como Jesus, que orou pelos seus executores. E também Estevão.
Então ore, até mesmo pelos seus inimigos. Pois do contrário, você estará errando o alvo.

2. Se você deixar de orar, estará privando a si mesmo de ser abençoados por Deus

Jó 42:7-10
Tendo o SENHOR falado estas palavras a Jó, o SENHOR disse também a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti e contra os teus dois amigos; porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.  8 Tomai, pois, sete novilhos e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós. O meu servo Jó orará por vós; porque dele aceitarei a intercessão, para que eu não vos trate segundo a vossa loucura; porque vós não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.  9 Então, foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o SENHOR lhes ordenara; e o SENHOR aceitou a oração de Jó.  10 Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra.
Jó estava sofrendo muito, por causa de vários infortúnios que o haviam acometido: a perda de seus filhos, de sua saúde, de seus bens materiais, de seu bom nome.
E  o que mais fazia Jó sofrer era o sentimento da ausência de Deus. Diante de todo o sofrimento, Jó pensava que Deus estava irado com ele.
Mas agora chegara o momento em que Deus iria por fim ao sofrimento do seu filho.
E foi assim: primeiro, o Senhor ordenou que os amigos de Jó fossem até ele e pedissem que ele orasse por eles.
Deus não ouviria as orações dos amigos de Jó, pois quando o servo do Senhor estava sofrendo eles havia falado bobagens em nome de Deus e em vez de ajudar foram usados pelo acusador.
Haviam se tornado, não consoladores usados pelo Espírito Santo, mas molestadores de um homem sofredor[1].
Então que agora fossem a Jó, humildemente, e pedissem oração.
E eles foram. E Jó orou. Mas enquanto orava, a graça de Deus não alcanço somente seus amigos molesto.
Enquanto ele orava, as bênçãos de Deus vieram sobre ele também. O Senhor mudou sua sorte, e restituiu não somente as bênçãos materiais, mas restaurou sua alma.
Ora, de acordo com Jesus, quando abençoamos outras pessoas, somos abençoados também.
Lc 6:35-38
Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus.  36 Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai.  37 Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados;  38 dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.

3. Se você deixar de orar, estará se privando da bênção de agradar a Deus

Irmão, nosso Senhor maravilhoso não deseja que você ore apenas para demonstrar fé, dependência, humildade.
Ele não deseja que você ore apenas pelo seu prazer em te atender e abençar a você e a outras pessoas por seu intermédio.
Ele deseja que você ore porque tem prazer em suas orações.
Pv 15:8
O sacrifício dos perversos é abominável ao SENHOR, mas a oração dos retos é o seu contentamento.
O homem perverso, o homem de coração mau não precisa orar, porque Deus não vai atendê-lo.
Mas aquele que pertence a Deus, aquele que é da fé em Jesus, nova criatura, coração regenerado, aquele que é filho de Deus, ele ora, e o Senhor tem prazer.
Veja o que o Senhor diz sobre o seu povo:
Is 43:4
Visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, e eu te amei, darei homens por ti e os povos, pela tua vida.
Sf 3:17
O SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.
Como escolher palavras mais fortes para descrever o deleite, o prazer, a alegria que Deus, o Deus de amor eterno, tem para com os seus escolhidos?
Você vê o quanto Deus se compraz quando você se aproxima com fé, alegria, confiança no sangue de Jesus, na Palavra de Deus, no auxílio do Espírito Santo?
E você não quer agradar ao seu Pai celeste?
Então não se deixe esmorecer.

 


[1] Cf. Jó 16:1, 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo