Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 2 de agosto de 2015

Sobre oração - Is 38:1-8

IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 2 de agosto de 2015
Pr. Plínio Fernandes
Meus irmãos, vamos ler Isaías 38:1-8
Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás.  2 Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao SENHOR.  3 E disse: Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo.  4 Então, veio a palavra do SENHOR a Isaías, dizendo: 5 Vai e dize a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; acrescentarei, pois, aos teus dias quinze anos.  6 Livrar-te-ei das mãos do rei da Assíria, a ti e a esta cidade, e defenderei esta cidade.  7 Ser-te-á isto da parte do SENHOR como sinal de que o SENHOR cumprirá esta palavra que falou: 8 eis que farei retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz. Assim, retrocedeu o sol os dez graus que já havia declinado.
Nós podemos dizer que, num certo sentido, o destino de Ezequias, rei de Israel, já estava selado.
Pois ele adoecera, e sua enfermidade (o v. 21 da ARA traduz como úlcera) era gravíssima.
O profeta Isaías foi visitá-lo, mas desta vez ele não tinha, como em muitas outras ocasiões anteriores, uma palavra de consolo e encorajamento ao seu amigo Ezequias.
Ao contrário, ele trouxe uma palavra no sentido de que Ezequias deveria se preparar para o pior:
- Ezequias, assim diz o Senhor, coloque a sua casa em ordem, porque você não vai se recuperar, você não vai sarar.
Ezequias então se sentiu muito angustiado.
Ele pensou nas pessoas que nunca mais veria.
Ele pensou nos trabalhos que nunca mais realizaria.
Pensou na vida abençoada que tinha, e não queria morrer; ele queria sarar.
E na sua angústia ele percebeu que, embora sempre houvesse procurado servir a Deus com integridade de coração, havia, de fato, pecados em sua vida.
Podemos observar isto no v. 17[1], e também no v.1, quando o Senhor lhe ordena: “Põe a tua casa em ordem”.
Mas o que vemos aqui não é apenas um homem angustiado por causa de uma grave enfermidade.
Não é apenas um homem atribulado quando se dá conta de que terá que olhar nos olhos do anjo da morte.
Tampouco é a descrição de um homem que simplesmente se conforma diante de um destino aparentemente inevitável.
O que vemos é, isto sim, a descrição da reação de um homem de fé.
Depois que Isaías se retira, Ezequias encosta a cabeça na parede, volta-se para Deus, e do fundo do coração clama ao Senhor.
Ele abre seu coração, expõe seus pensamentos, seus medos, confessa sua fraqueza... E alcança a resposta do Senhor
Como Jesus diria mais tarde, tudo é possível ao que crê. Ezequias creu e obteve o favor de Deus.
Pelo exemplo de Ezequias, a Palavra de Deus no ensina que a oração muda as coisas. Desejo mencionar três possibilidades da oração
1. Através da oração, o homem pode tocar o coração de Deus
Veja que coisa espantosa:
No v. 1, o Senhor diz assim a Ezequias:
Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás.
Mas no v. 5, depois que este homem ora, a Palavra de Deus vem a ele novamente:
Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; acrescentarei, pois, aos teus dias quinze anos
Eu não sei explicar isto com todas as letras; eu sei apenas o que o Espírito Santo está nos dizendo no texto:
Deus disse: “Ponha sua casa em ordem, pois você irá morrer.”
E o homem, angustiado, ora, chora e suplica: “Ah, Senhor, tenha misericórdia...”
E então o Senhor do Universo responde: “Está bem, eu ouvi a sua oração; eu vou curar você e lhe acrescentar mais quinze anos.”
E vocês sabem, meus irmãos, que este não é um caso isolado na Bíblia.
Lembrem-se de Moisés intercedendo por Israel. O Senhor, irado com o pecado de Israel, disse a Moisés que iria destruir aquela nação, apagar o seu nome de debaixo do céu, e de Moisés, seu servo fiel, faria uma nova nação, mais forte e numerosa.
Mas Moisés, homem de Deus, pastor de Israel, se prostrou perante o Senhor, quarenta dias e quarenta noites, como já o fizera anteriormente, e clamou intercedendo até que a ira de Deus fosse detida, e o Senhor perdoasse a nação escolhida[2].
O mesmo aconteceu com a grande cidade de Nínive nos dias do profeta Jonas.
A Palavra do Senhor, por meio do profeta, dizia: “Mais quarenta dias e esta cidade será destruída”.
E ouvindo o rei de Nínive esta Palavra, e todo o povo, creram no Senhor, arrependeram-se, jejuaram, clamaram a Deus e se converteram, e o Senhor não mais destruiu a cidade[3].
E vocês também se lembram de Jacó, aquele homem de mau caráter, trapaceiro, que precisava mudar de vida.
Gn 32:26-28
Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares.  27 Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó.  28 Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.
Você vê? Jacó de fato era um home cheio de defeitos, fraquezas e pecados; mas um pecado ele não tinha: preguiça; e justamente por isto apegou-se a Deus, lutou com Deus até que este mudou-lhe a sorte.
E você se lembra daquela pobre mulher estrangeira que foi pedir a Jesus que libertasse sua filha endemoniada?
Mc 7:24 e segs.
Levantando-se, partiu dali para as terras de Tiro e Sidom. Tendo entrado numa casa, queria que ninguém o soubesse; no entanto, não pôde ocultar-se, 25 porque uma mulher, cuja filhinha estava possessa de espírito imundo, tendo ouvido a respeito dele, veio e prostrou-se-lhe aos pés.  26 Esta mulher era grega, de origem siro-fenícia, e rogava-lhe que expelisse de sua filha o demônio.  27 Mas Jesus lhe disse: Deixa primeiro que se fartem os filhos, porque não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.  28 Ela, porém, lhe respondeu: Sim, Senhor; mas os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças.  29 Então, lhe disse: Por causa desta palavra, podes ir; o demônio já saiu de tua filha.  30 Voltando ela para casa, achou a menina sobre a cama, pois o demônio a deixara.
Em cada um destes casos, que poderiam ser multiplicados, nós vemos situações que já parecem determinadas: Ezequias morrerá. Israel será destruído. Nínive perecerá. Jacó está incomodando a Deus e a mulher siro-fenícia não faz parte do “povo eleito".
Mas cada um deles se apega a Deus, e crê, e ora, confessa, insiste, e espera, e Deus atende.
Então veja o que faz Ezequias – Is 38:14
Como a andorinha ou o grou, assim eu chilreava e gemia como a pomba; os meus olhos se cansavam de olhar para cima. Ó Senhor, ando oprimido, responde tu por mim.
E a resposta do Senhor: “Ouvi tua oração... vi tua aflição...”
Se você fizer como Ezequias, o Senhor pode ouvi-lo falar, o Senhor pode ver suas lágrimas.
2. Através da oração, podemos obter as promessas da graça de Deus – vs. 4, 5
Então, veio a palavra do SENHOR a Isaías, dizendo: 5 Vai e dize a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; acrescentarei, pois, aos teus dias quinze anos.  
O que desejo ressaltar agora é que a Palavra do Senhor, melhor, a Palavra da Graça do Senhor foi dada a ele.
Pois antes a Palavra que lhe fora dirigida havia sido uma Palavra de julgamento.
Mas agora, uma Palavra de conforto, de cura, de restauração, de livramento.
Algo semelhante ao que o Senhor já fizera antes, quando Senaqueribe, o maldoso rei da Assíria lhe havia desafiado através de uma carta zombeteira e ameaçadora.
No cap. 37, aqui de Isaías, lemos que aquele ímpio, a quem Deus dera vitória na guerra contra muitas nações, agora estava ameaçando conquistar o reino de Judá e destruir Jerusalém.
Seu numeroso e vitorioso exército estava mesmo às portas da cidade. E Senaqueribe disse que não havia deus capaz de detê-lo.
Então Ezequias tomou a carta ameaçadora nas mãos, entrou no templo, prostrou-se perante o Senhor e orou: “Ó Senhor, livra-nos de suas mãos...”
E Deus o ouviu.
Vamos ler 37:20-29
Agora, pois, ó SENHOR, nosso Deus, livra-nos das suas mãos, para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o SENHOR.  21 Então, Isaías, filho de Amoz, mandou dizer a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Visto que me pediste acerca de Senaqueribe, rei da Assíria, 22 esta é a palavra que o SENHOR falou a respeito dele: A virgem, filha de Sião, te despreza e zomba de ti; a filha de Jerusalém meneia a cabeça por detrás de ti.  23 A quem afrontaste e de quem blasfemaste? E contra quem alçaste a voz e arrogantemente ergueste os olhos? Contra o Santo de Israel. 24 Por meio dos teus servos, afrontaste o Senhor e disseste: Com a multidão dos meus carros, subi ao cimo dos montes, ao mais interior do Líbano; deitarei abaixo os seus altos cedros e os ciprestes escolhidos, chegarei ao seu mais alto cimo, ao seu denso e fértil pomar.  25 Cavei e bebi as águas e com a planta de meus pés sequei todos os rios do Egito.  26 Acaso, não ouviste que já há muito dispus eu estas coisas, já desde os dias remotos o tinha planejado? Agora, porém, as faço executar e eu quis que tu reduzisses a montões de ruínas as cidades fortificadas.  27 Por isso, os seus moradores, debilitados, andaram cheios de temor e envergonhados; tornaram-se como a erva do campo, e a erva verde, e o capim dos telhados, e o cereal queimado antes de amadurecer.  28 Mas eu conheço o teu assentar, e o teu sair, e o teu entrar, e o teu furor contra mim.  29 Por causa do teu furor contra mim, e porque a tua arrogância subiu até aos meus ouvidos, eis que porei o meu anzol no teu nariz, e o meu freio, na tua boca, e te farei voltar pelo caminho por onde vieste. Ordenou ao profeta Isaías fosse ter com ele e dissesse que em breve o Senhor mesmo colocaria um anzol no nariz de Senaqueribe, um freio em sua boca, e o faria voltar pelo mesmo caminho que havia ido.
Senaqueribe não conseguiria fazer nada contra Jerusalém. Então uma enfermidade, uma praga proliferou entre o exército, e o acampamento assírio ficou cheio de cadáveres. Senaqueribe voltou para casa, e foi assassinado pelos próprios filhos.
Este é um maravilhoso modo do operar de Deus: antes de realizar sua obra salvadora, ele nos dá suas graciosas promessas.
Elas são de imenso valor para nós:
Primeiro, porque são promessas que reanimam o nosso coração, que renovam nossa fé.
E depois porque, quando elas se cumprem, temos confirmada a certeza de que de fato foi o Senhor quem falou.
Como isto acontece?
Você fica na presença de Deus, você vai a ele e ora, humilde, confiante, esperançoso, e aguarda. Como Habacuque.
Hc 2:1
Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa.
E então o Senhor trás a sua resposta a você. Deus fala através de sua Palavra escrita, a Bíblia. E também nos fala através da vida, quando o Espírito Santo trás à nossa mente, ao nosso coração, as coisas de sua Palavra escrita, e que temos guardado em nosso interior.
Ele pode encaminhá-lo em sua leitura bíblica. Certa ocasião eu estava orando a Deus em favor de uma pessoa a quem eu amava, que estava muito enferma. Estava mesmo desenganada pelos médicos.
Então assentei-me na sala de estar, em oração, e “abri minha Bíblia ao acaso”.
Meus olhos pousaram sobre estas palavras:
A ti, ó Deus, confiança e louvor em Sião! E a ti se pagará o voto.  2 Ó tu que escutas a oração, a ti virão todos os homens, 3 por causa de suas iniquidades. Se prevalecem as nossas transgressões, tu no-las perdoas. (Sl 65:1-3)
Então o meu coração se encheu de paz, na terna certeza de que minha oração tinha sido atendida. E de fato aquele homem por quem eu orava foi curado.
Ele pode fazer com que você se lembre de uma promessa específica.
O Senhor pode usar a pregação de sua Palavra, a leitura bíblica, a vida de outro irmão, sensível à voz do Espírito; pode usar até mesmo um cântico, um hino, qualquer instrumento de sua Palavra que se torne, dentro de certas ocasiões específicas, uma palavra que se destina especialmente ao nosso coração.
Ore, busque; se for preciso, jejue.
3. Através da oração, podemos experimentar o gracioso poder de Deus agindo por nós
O Senhor faz três coisas: ele cura Ezequias, ele lhe dá vitória contra Senaqueribe; ele concede um sinal.
Nós não cremos que esta história registrada aqui seja uma lenda; cremos que o Senhor a quem adoramos é um Deus que age, não somente através das coisas corriqueiras da vida, mas que ele também age através de milagres.
Olhemos para a História Bíblica: está repleta de grandes respostas miraculosas de Deus às orações.
De fato, ele faz o mar se acalmar, e acalma inclusive as tempestades de nosso coração e de nossa mente.
Como nos recorda a música[4]:
E a tempestade de fato obedece a sua voz.
Ele é o Deus que anda sobre as águas.
Ele é o Deus que pode ver todas as coisas, e o pode sondar coração dos homens.
Ele é o Deus que cura as doenças e o corpo e alma pode restaurar.
Quando começamos a esperar a Sarinha, nossa segunda filha, passamos por momentos difíceis; porque antes dela já havíamos perdido dois bebês, e não havíamos conseguido descobrir a razão. Somente mais tarde, quando viemos a esperar a Ana Paula, é que pudemos fazer um tratamento médico adequado.
Mas não demorou muito, e os mesmos sintomas anteriores começaram a surgir, no terceiro mês de gestação.
Então nos pusemos a orar, a orar muito, e simplesmente não houve tratamento médico. Mas no momento certo a nossa filhinha nasceu. E linda
Conclusão e Aplicação
Na oração, amado, você pode “tocar o coração de Deus”, ou antes, você pode unir o seu coração ao coração de Deus, obter promessas graciosas, alcançar verdadeiros milagres, coisas nas quais vemos claramente o poderoso agir do Senhor.
Então confie no Senhor, e ore. Ore, ore, e ore.





[1] Is 38:17 – Ezequias diz: Eis que foi para minha paz que tive eu grande amargura; tu, porém, amaste a minha alma e a livraste da cova da corrupção, porque lançaste para trás de ti todos os meus pecados”.
[2] Dt 9:13-29
[3] Jn 3:4-10
[4] Diante do Trono, Deus de milagres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo