Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 8 de março de 2015

A criação da mulher - Gn 2:18-25

IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 8 de março de 2015
Pr. Plínio Fernandes              Baixe em EPUB     Baixe em PDF     Baixe para MOBI
Amados irmãos, vamos ler Gênesis 2:18-25            
18 Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.  19 Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. 20 Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.  21 Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.  22 E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. 23 E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada.  24 Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. 25 Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.
Eu quero contar para os irmãos, de um modo bem resumido, como foi que Deus me concedeu uma das maiores bênçãos da minha vida, que foi a de me casar com a Terezinha.
Em 1981 eu fui enviado para Manaus como missionário da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo.
Fui enviado com duas metas específicas: ministrar um curso de evangelização que duraria um semestre e, ao mesmo tempo em que ministraria o curso, trabalharia também na formação de novos professores que continuassem o trabalho depois que eu voltasse para São Paulo.
E foi um tempo maravilhoso. Mas aconteceu uma coisa que eu não tinha planejado:
É que, além de haver treinado 13 novos professores, duas semanas antes de eu voltar para São Paulo, eu e a Terezinha percebemos que estávamos gostando um do outro, e queríamos namorar.
O irmão que dirigia o escritório da missão em Manaus me perguntou: “Tem certeza de que você quer voltar para São Paulo”?
E eu respondi: “Olha, eu na verdade gostaria muito de ficar, mas se eu ficasse agora seria só por causa da Terezinha; já não seria mais por causa da obra, pois o meu trabalho já está feito. Se eu ficasse agora acho que não seria honesto com a Missão”.
Então eu voltei para São Paulo deixando aquela que viria a ser mulher da minha vida em Manaus.
Os meses seguintes foram muito difíceis, deste ponto de vista emocional.
Ministrei cursos em várias igrejas, mas o tempo todo sofrendo muito por causa da imensa saudade que eu tinha da Tequinha, e sem expectativa alguma de voltar para Manaus, ou de que ela viesse para cá.
Mas no começo do ano seguinte o diretor do escritório manauara veio novamente a São Paulo, conversou com o diretor nacional e me apresentaram um novo projeto. E me perguntaram: quer voltar para Manaus? E depois de orar buscando a vontade de Deus eu aceitei.
Terezinha e eu nos casamos no final de 1982. Como eu disse, contei aos irmãos de uma forma bem resumida.
Eu gosto de recordar estes acontecimentos, e tenho comigo que desde o princípio do mundo Deus age deste modo: ele vem ao nosso encontro, em seu amor, em sua sabedoria, em seu poder, e se deleita em nos conceder os desejos santos do nosso coração
A história da criação da mulher é um exemplo maravilhoso disto.
A Bíblia nos conta que, antes de formar Adão, o pai de todos nós, o Senhor Deus criou um lugar maravilhoso, que veio a ser chamado “Jardim do Éden”, isto é, lugar “de delícias”.
Ali o Senhor colocou toda a espécie de plantas que seriam para o alimento e deleite do homem. Criou os animais e todas as outras coisas da terra.
Então, depois de preparar tudo, criou o homem, à sua imagem e semelhança, para cuidar da criação: lavrar o jardim, dar nome aos animais. E todos os dias viver em comunhão com Deus.
E foi isto o que homem se dedicou a fazer: ele cuidava da terra, ele cuidava dos animais, ele tinha comunhão com Deus.
Mas aconteceu uma coisa: à medida que Adão cuidava dos animais, percebia que cada um dos animais tinha o seu par correspondente. E ele, Adão, não tinha alguém que fosse lhe semelhante. E sentia falta. Percebemos isto quando, diante da mulher, ele diz: “Afinal... Até que enfim alguém como eu...”.
Vale notar que isto foi ainda antes que houvesse pecado e o homem se tornasse egocêntrico. O que estou dizendo é que desejar ter uma esposa, ou um marido, faz parte da natureza humana tal como Deus a criou.
Então estava ali o homem, glorificando a Deus através de sua vida de serviço a ele, e Deus diz consigo mesmo: “Não é bom que o homem esteja só...”.
Faz cair pesado sono sobre Adão, e enquanto ele dorme, o Senhor cria a mulher e a traz ao homem.
Quando ele abre os olhos e vê a mulher, é só alegria: “Até que enfim alguém como eu, a minha cara metade”.
E na Bíblia inteira, de uma forma ou de outra, Deus age em relação aos seres humanos com esta mesma atitude.
Seus olhos estão sobre a sua criação; ele vê as necessidades humanas; e ele vem ao encontro dos seres humanos e cuida deles.
Eu desejo meditar sobre este texto com os irmãos, tendo nele um esboço, um exemplo da maneira como Deus revela constantemente o seu cuidado para conosco.
A história da criação da mulher é uma ilustração muito bonita...
1. Do conhecimento que Deus tem das nossas necessidades
Veja que antes mesmo de nos fazer vislumbrar o fato de que o homem sentia falta de alguém, o Senhor Deus é quem afirma isto: “Não é bom que o homem esteja só”.
E porque não é bom que o homem esteja só?
Penso que isto se deve ao fato de que o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus.
E Deus é, em sua própria natureza, um ser social: a Trindade Santíssima vive eternamente numa maravilhosa comunhão.
Assim o ser humano foi criado para ter comunhão com seu semelhante.
E deste modo Deus criou a primeira mulher, o primeiro de muitos seres semelhantes ao primeiro homem: criada para ser uma auxiliadora idônea, semelhante a ele, e viverem juntos para Deus.
O que desejo enfatizar é este ponto: Deus conhece cada uma de nossas necessidades.
E quando digo necessidades, estou me referindo àquelas coisas que são da própria essência da natureza humana.
Por exemplo: Deus nos criou a fim de refletirmos a sua glória em tudo o que somos e fazemos. Então nós só podemos ser realmente felizes se vivermos em comunhão com Deus e glorificando seu nome.
Deus criou o homem para trabalhar, e o ser humano só se sente bem se estiver de alguma forma sendo útil.
Deus também nos criou para termos relacionamentos saudáveis: eu acho muito interessante a maneira como C. S. Lewis “pinta o inferno” num dos seus livros, imaginando-o como um lugar escuro, no qual à medida que o tempo passa as pessoas vão brigando umas com as outras, e se isolando, morando a quilômetros de distância umas das outras, e sempre remoendo coisas, chafurdando na lama da autocomiseração. O inferno, segundo esta figura, é um lugar de solidão.[1]
Deus não nos criou para brigarmos e nos isolarmos uns dos outros; não nos criou “para o inferno”[2]; criou o ser humano para se relacionar com outros: nós precisamos outros seres humanos, seja o cônjuge, sejam amigos.
Acima de tudo, precisamos nos relacionar e ter comunhão com Deus.
E também temos outras necessidades, de natureza “mais física”, tais como comer, beber, nos vestirmos, a necessidade de moradia.
E Deus conhece tudo quanto necessitamos.
Veja o ensino de Jesus aos que o seguem:
Mt 6:31-32
Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?  32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas. 33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Note a maneira como Jesus fala de Deus: “vosso Pai celeste”.
Vosso Pai sabe de todas as vossas necessidades materiais.
E o Pai celeste também sabe de todas as necessidades espirituais de cada ser humano.
Rm 3:23
“pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”
Entendo que a palavra “glória”, aqui, assim como em João 12:43, significa “a aprovação” de Deus. Por causa de seus pecados, todos os homens foram reprovados, e assim privados da comunhão com Deus.
Sem Deus o ser humano não tem paz, e o ser humano necessita de paz.
O ser humano necessita se sentir amado.
Necessita liberdade espiritual.
Precisa perdão, precisa salvação de sua alma.
Precisa comunhão com Deus.
Deus sabe de cada uma das nossas necessidades.
E porque ele sabe? Entre outras coisas, porque ele nos criou, sabe a maneira como nos criou, sabe como é a nossa natureza.
Mas também porque em todo o tempo os olhos de Deus estão sobre nós. Seus olhos percorrem toda a terra, a contemplar cada ser humano. Acompanhando com interesse a vida de cada um.[3]
E isto, por um segundo motivo que também vemos ilustrado  na história da criação da mulher...
2. A bondade de Deus para conosco
- “Não é bom que o homem esteja só... é bom que esteja acompanhado... então eu farei o que é bom para ele...”.
Deus sabe o que é bom para nós, e deseja o que é bom para nós.
Ele sabe que o ser humano precisa paz, e deseja que o ser humano tenha paz.
Ele sabe que o homem precisa salvação, e deseja que os homens sejam salvos.
O que estou enfatizando agora é isto: ele não somente sabe o que é bom, mas também tem no coração a boa disposição de nos dar o que é bom.
Para explicar isto eu quero fazer um contraste:
Nós, seres humanos, somos pecadores, e por causa disto, mesmo que às vezes saibamos o que é melhor para o próximo, nem sempre temos a boa disposição de fazer o que é melhor.
Você se lembra da história de Jonas? Ele havia sido mandado por Deus para pregar a Palavra na cidade de Nínive.
Jonas sabia que se ele pregasse, Deus, em sua bondade levaria os ninivitas a se arrependerem de seus pecados, e os ninivitas seriam salvos.
Mas Jonas odiava os ninivitas, pois eles eram um povo muito mau e perverso, que dezenas de vezes fazia o mal contra os israelitas; então não queria pregar a Palavra a eles.
Ele só obedeceu quando Deus o castigou, como um pai que disciplina ao filho a quem ama.
E de fato o que ele não queria aconteceu: os ninivitas se arrependeram, foram perdoados e suas almas foram salvas.
E Deus se deleitou em salvar os ninivitas.
Então veja: se entre os seres humanos existe a possibilidade de desejar o mal para o seu próximo, Deus não é assim: ele deseja o que é bom.
Ez 33:11
Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?
Deus não tem prazer na morte do perverso.
Isto é, Deus não tem prazer na morte do criminoso.
Deus não tem prazer na morte do mentiroso.
Deus não tem prazer na morte do soberbo.
Deus não tem prazer na morte do ladrão, do sequestrador.
Deus não tem prazer na morte do alcoólatra.
Não tem prazer na morte do adúltero, do efeminado, ou do fornicário.
Deus não tem prazer na morte de qualquer pecador.
Deus não tem prazer em que o homem ande em seus pecados.
Mas o prazer de Deus é que o homem se converta do seu caminho errado e viva.
Por isto a exortação da graça de Deus: “Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos. Morrer por quê”?
Da mesma forma, o Senhor tem prazer em que a vida dos seus santos filhos, aqueles que por meio da fé em Jesus se achegam a ele, seja abençoada neste mundo.
Sl 35:27
Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o SENHOR, que se compraz na prosperidade do seu servo!
E por prosperidade Deus quer dizer, não que cada filho dele deve ser rico, mas ter uma vida feliz, abençoada.
Uma família abençoada.
Um trabalho abençoado.
Um ministério abençoado.
Amizades abençoadas.
O prazer de Deus é que tenhamos o que é bom.
Vamos ao terceiro ponto. A história da criação da mulher é também uma maravilhosa ilustração...
3. Da providência de Deus para conosco
Deus nos conhece, sabe o que necessitamos, deseja nos dar o que necessitamos, e concede o que necessitamos.
No Jardim do Éden, o Senhor faz algo maravilhoso: faz Adão adormecer profundamente.
E enquanto Adão dorme, tira uma de suas costelas, dela forma a mulher e a traz ao homem.
Vale a pena lembrar aquele comentário antigo, que os explica que o Senhor...
Não formou a mulher de uma parte da cabeça do homem, para que ela dominasse sobre ele.
Nem de uma parte dos pés, para ser pisada por ele.
Nem de uma das mãos, para que fosse manipulada por ele.
Mas do peito, perto do coração, para que seja amada, protegida, cuidada.
Ora, assim como antes da criação do homem o Senhor lhe preparou o Éden, para que ele ali vivesse, trabalhasse, fosse feliz em sua comunhão com Deus.
Assim como depois da criação o Senhor lhe formou a mulher, para que fosse sua auxiliadora.
Assim como depois da entrada do pecado e da malícia no mundo o Senhor também preparou vestimentas para os nossos primeiros pais.
O Senhor continua a cada dia, providenciando para os seus amados tudo quanto necessitam.
Toda a terra está cheia da bondade do Senhor.
Ele nos dá o sol, a chuva e as estações do ano.
Nos dá alimentação, vestuário, moradia.
Você é casado? O homem que acha uma esposa achou um bem, e alcançou a benevolência do Senhor...[4]
Você tem filhos? Herança do Senhor são os filhos...[5]
Você trabalha? Bem aventurado o homem que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos, pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e tudo te irá bem...[6]
Você é crente em Jesus? Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus[7].
Você é membro da igreja? Pois todos somos batizados num só corpo, pelo mesmo Espírito de Deus[8].
Rm 8:31-32
Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?  32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?
Aqui temos uma das maiores, mais claras afirmações do Espírito Santo a respeito do cuidado providencial e redentor de Deus para conosco.
Deus nos deu aquele de maior, mais importante, mais precioso que qualquer pai pode ter aos seus olhos: o seu próprio Filho, para que por ele fossemos salvos, para que ele morresse na cruz em nosso lugar, levando sobre si os nossos pecados.
Se Deus nos amou tanto, se não poupou seu próprio Filho, não será capaz de nos dar com Jesus todas as outras coisas? É claro que sim.
Quem tem Jesus tem tudo.
Conclusão e aplicação
Veja como é grande a bondade, a sabedoria, o amor de Deus:
Ele nos criou, nos acompanha diariamente, e conhece todas as nossas necessidades.
Ele não somente sabe o que necessitamos, mas também deseja nos suprir em tudo.
Mas não é apenas um desejo ansioso no coração de Deus: ele também providencia tudo quanto é necessário para a nossa vida, tanto agora como na eternidade.
Ao homem perdido e morto em seus pecados ele mandou Jesus.
E com Jesus toda a sorte de bênçãos.
Vejamos algumas aplicações desta doutrina para todos nós:
Se Deus nos dá Jesus, e todas as outras coisas da nossa vida.
1. Nós podemos ter para com Deus e para com tudo um profundo espírito de gratidão.
Podemos ser gratos pelo cônjuge, pelos filhos, pelos pais.
Podemos ser gratos pelo trabalho.
Podemos ser gratos pelos amigos.
Podemos ser gratos pela igreja, pelos irmãos.
Pela criação: as plantas, os animais, e todas as dádivas deste mundo farto de riquezas.
Pela Bíblia, pelo dom do Espírito Santo.
Por todas estas bênçãos que o Senhor nos proporciona para o nosso prazer, para a nossa alegria.
2. Podemos  nos deleitar em todas as coisas, e cuidar bem de tudo quanto Deus nos dá
Homem, deleite-se em sua esposa, e cuide bem dela.
Pais, deleitem-se em seus filhos, e cuidem bem deles.
Famílias, seja felizes e cuidem uns dos outros.
Irmãos, deleitem-se na igreja, deleitem-se na Bíblia, na pregação, na oração, nos cânticos, na comunhão – façam da igreja um lugar de prazer.
Amigos, alegrem-se nos amigos que Deus lhes deu, e cuidem bem de suas amizades.
Como Adão, antes de pecar, e agora, como redimidos em Cristo, vivam para fazer a vontade de Deus em todas as áreas de sua vida.
Que o Senhor seja o centro de todas as áreas de sua vida, a fonte de todas as coisas, a razão der todas as coisas.
3. E se alguma coisa você não tem?
Adão sentia falta da mulher, mas mesmo assim continuou a servir a Deus.
E o Senhor mesmo cuidou de Adão.
Veja a promessa de Jesus com relação às nossas necessidades: “Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas as outras coisa vos serão acrescentadas”.
Dedique sua vida a fazer a vontade do Senhor.
Ele conhece as suas necessidades.
Viva para o Senhor, busque o reino dele antes de tudo, trabalhe para o Senhor, leve ao Senhor cada uma das suas necessidades, cada uma das suas ansiedades, descanse no Senhor, e ele cuidará de tudo para você.
Pois se o Senhor é o meu pastor, então eu tenho tudo o que eu preciso.
4. Você já recebeu a Jesus Cristo como seu Salvador?
Pois esta é, de todas as dádivas de Deus, a mais preciosa, a mais importante.
De fato, se uma pessoa tiver todas as outras coisas, todos os bens deste mundo, toda a posição, todo o dinheiro, e não tiver Jesus, nada das outras coisas têm real valor. Que adianta um homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Quem não tem Jesus não tem nada!
Então, a primeira e mais importante pergunta que você precisa responder para si mesmo é esta: você tem Jesus? Pois quem tem a Jesus, o Filho de Deus, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida[9].
E se você, até agora, não tem Jesus, você pode ter.
Pois Jesus nos faz estas promessas na Palavra:
Onde quer que o evangelho esteja sendo pregado, ali ele está...[10]
Aquele que habita no céu, num alto e sublime trono, também habita na terra, com aquele que está abatido de espírito, que está contrito e quebrantado, arrependido de seus pecados e necessitando salvação[11].
E está disposto a perdoar, está disposto a habitar no coração de todo aquele que o buscar em verdade[12].
Pois todo aquele que invocar, todo aquele que chamar pelo Senhor Jesus será salvo[13].
Então se você não tem Jesus, a hora de crer nele, a hora de recebê-lo em seu coração é agora[14].
Creia, ore a Deus, peça a Jesus para salvá-lo, mudar sua vida, fazer de você uma pessoa salva. Se você busca-lo, ele virá habitar em seu coração[15].






[1] Em “O grande abismo”.
[2] O inferno foi “preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25:41), e não para os seres humanos.
[3] Sl 33:13-15
[4] Pv 18:22
[5] Sl 127:3
[6] Sl 128:1-3
[7] Ef 2:8, 9
[8] 1ª Co 12:12
[9] 1ª Jo 5:12
[10] Mt 28:18-20
[11] Is 57:17
[12] Is 55:6, 7
[13] Rm 10:8-13
[14] Sl 95:7-11
[15] Jr 29:11, 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo