IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 01 de junho de 2014
Pr. Plínio Fernandes
Meus amados, vamos ler 2ª aos Coríntios
5:14-6:2
14 Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por
todos; logo, todos morreram. 15 E ele morreu por todos, para que
os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu
e ressuscitou. 16 Assim que, nós, daqui por
diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo
segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. 17 E, assim, se alguém
está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se
fizeram novas. 18 Ora, tudo provém de Deus, que
nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da
reconciliação, 19 a saber, que Deus estava em
Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas
transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. 20 De sorte que somos
embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em
nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. 21 Aquele que não
conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos
justiça de Deus. 6:1 E nós, na qualidade de
cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de
Deus 2 (porque ele diz: Eu te ouvi
no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo
sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação).
Nos vs. 16 e 17, o
apóstolo Paulo faz um contraste entre aquilo que ele, e cada um de nós, crentes
em Jesus, éramos antes de Cristo se revelar a nós, e agora que o conhecemos. É
um contraste tão grande que ele chega a dizer: “Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. As coisas antigas já passara;
eis que se fizeram novas”.
Na vida daquele que
está em Cristo, tudo é novo; tudo é diferente. Sem Jesus, uma pessoa vive para
si mesma. Mas quando ela está em Cristo, então passa viver para Deus. Quando
uma pessoa está sem Cristo, em seu entendimento e em seu modo de vida, ela se
opõe à lei de Deus, e não tem prazer em fazer a vontade dele; mas quando está
em Cristo, então é reconciliada com Deus. E até a sua maneira de pensar sobre
si mesma, e sobre outras pessoas, se torna outra.
Mas tudo começa quando
ela tem um novo conhecimento de Cristo. Porque, vejamos novamente o v. 16:
Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e,
se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste
modo.
- “De agora em diante já não conhecemos a qualquer
pessoa, de um ponto de vista humano”.
- “E o mesmo em relação a Cristo: se antigamente nós
conhecemos a Cristo de acordo com a carne, agora já não é assim que o
conhecemos”.
O que Paulo quer dizer
com esta frase ,“segundo a carne”, ou “de acordo com a carne”? E agora que já
não conhece a Cristo de acordo com a carne, como é este conhecimento? Acho que
se lermos também outras passagens isto se torna mais claro:
Rm 7:14
Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido
à escravidão do pecado.
Rm 8:4
...a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos
segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Rm 8:8, 9
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 9 Vós, porém, não estais
na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se
alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Conforme podemos notar,
nestes vs. Paulo está fazendo um contraste entre aquilo que é carnal e aquilo
que é espiritual. O homem, considerado em sua natureza caída, é um ser carnal,
em contraste com a lei de Deus, que é espiritual. Quem está na carne, isto é,
quem vive de acordo com a natureza humana decaída, pecadora, não pode agradar a
Deus. Mas quando o Espírito de Deus, que também é chamado Espírito de Cristo,
vem habitar no coração de uma pessoa, então ela já não está mais “na carne”, e
sim, no Espírito.
Agora vamos ler mais
outra passagem:
1ª Co 2:12
Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem
de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.
Assim, quando Paulo
diz: “A ninguém mais conhecemos segundo a
carne”, está se referindo ao fato de que se alguém está Cristo, sendo uma nova
criatura, já não anda segundo a maneira de se entender a vida, as pessoas, do
ponto de vista de um homem pecador; mas que agora, sendo ensinado pelo Espírito
Santo, está aprendendo a pensar nas coisas de acordo com o ponto de vista de
Deus.
E inclusive em relação
a Cristo: “Antes”, ele diz, “eu conhecia a Jesus de acordo com o ponto
de vista humano; mas agora já não o conheço assim; agora, que sou ensinado pelo
Espírito, conheço a Cristo segundo o ponto de vista de Deus”.
E aqui em nosso texto
básico existem várias coisas que ele fala sobre Cristo que nos são ensinadas
pelo Espírito Santo.
Eu quero mencionar quatro
delas... O Espírito Santo nos ensina que...
1. Deus estava em Cristo
Vejamos novamente o v.
19
A saber, Deus estava em Cristo...
Algumas pessoas
preferem entender estas palavras como Paulo dizendo meramente que, assim como
nós estamos unidos a Cristo, como diz o v. 17, assim também Deus e Cristo
estavam unidos, em plena comunhão, e trabalhando para a nossa salvação.
Entendem que Deus
estava agindo através de Cristo, como um homem usado por ele, assim como fez
com Moisés, tirando o povo do Egito, ou por meio dos profetas enviando suas
mensagens.
E é claro que Deus
estava unido a Cristo, e agindo por meio de Cristo. Mas o sentido pleno é muito
maior do que isto. Pois a Bíblia nos diz que Cristo não foi apenas um servo
usado por Deus.
Vamos ler outras
passagens:
Cl 2:8, 9
8 Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas,
conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo
Cristo; 9 porquanto, nele, habita,
corporalmente, toda a plenitude da Divindade.
Mais uma vez um
contraste, e aqui entre as filosofias, as tradições e as sutilezas dos homens,
de um lado, e Cristo, do outro; entre o mundo, de um lado, e Cristo, do outro. Em
Cristo, ele diz, Deus habita corporalmente em “toda a sua plenitude”. E isto
está em harmonia com os ensinos do próprio Senhor Jesus.
Jo 14:6-8
6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o
caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. 7 Se vós me tivésseis
conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes
visto. 8 Replicou-lhe Filipe: Senhor,
mostra-nos o Pai, e isso nos basta. 9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto
tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como
dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Jo 10:27-30
27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida
eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Aquilo que meu Pai me
deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. 30 Eu e o Pai somos um.
Cada frase de Jesus
aqui é cheia de importância quanto a este assunto:
“Ninguém vem” – e não “ninguém vai ao Pai”, pois, como diz
também diz no v. 10, “eu estou no Pai, e
o Pai está em mim”.
“Quem conhece ao mim conhece o Pai; quem vê a mim vê o
Pai”.
“As minhas ovelhas estão na minha mão, e na mão do Pai,
de ninguém pode tirá-las. Pois eu e o Pai somos um”.
Deus estava em Cristo.
É assim que o Espírito Santo tem nos ensinado, e é assim que nós aprendemos
dele.
2. Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo
Ainda o v. 19:
Deus estava em Cristo, reconciliado consigo o mundo, não imputando aos
homens as suas transgressões...
Quando Deus criou
nossos primeiros pais, lá no Jardim do Éden, “escreveu” a norma da sua lei em
sua consciência, no sentido de que o homem, feito à imagem e semelhança de
Deus, foi criado para glorificar ao seu criador, amá-lo, alegrar-se nele, e
amar também ao seu semelhante.
Mas a natureza humana,
desde que nossos primeiros pais, Adão e Eva, pecaram, tornou-se pecadora
também, e por isto sempre contrária à lei do Senhor, que estava primeiramente
gravada nela mesma, em sua própria consciência, e depois foi expressa na
revelação especial da Palavra de Deus.
Por causa desta
oposição que agora é inerente ao ser humano, Paulo escreve que a carne é
inimiga de Deus, que não está, e nunca estará sujeita à lei de Deus, e por isto
mesmo a ira de Deus permanece sobre todos os homens.
Então, o homem sem
Cristo inventa suas próprias religiões, cria seus próprios deuses, levanta os
ídolos de seu próprio coração, mente, inveja, odeia, difama, desobedece aos
pais, adultera, pratica toda sorte de impureza sexual, comete desonestidades,
rouba, usa drogas, perverte as relações naturais, e muitas coisas semelhantes a
estas. A natureza humana está em inimizade contra Deus, e Deus irado com o
homem.
Mas o mesmo Deus que se
ira, também é um Deus que ama. Deus ama pecadores, e enviou Jesus ao mundo para
que, em Cristo, os homens fossem em reconciliados com ele.
Nos dias de sua
encarnação, o que lemos nos evangelhos são muitas histórias de pessoas que
estavam vivendo em caminhos de pecado, sofrimento, dor e morte, mas que foram reconciliadas,
trazidas de volta para Deus, mediante Jesus Cristo, que veio ao encontro delas
como um pastor que procura suas ovelhas quando elas se perdem.
Por exemplo:
Jo 8:10, 11
10 Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher (a mulher que
tinha sido apanhada em flagrante adultério), perguntou-lhe: Mulher, onde estão
aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? 11 Respondeu ela: Ninguém, Senhor!
Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.
Lc 19:7-10
7 Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem
pecador. 8 Entrementes, Zaqueu se levantou e
disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se
nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. 9 Então, Jesus lhe disse:
Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. 10 Porque o Filho do
Homem veio buscar e salvar o perdido.
Lc 15:1, 2
Aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir. 2 E murmuravam os
fariseus e os escribas, dizendo: Este recebe pecadores e come com eles.
Veja o tipo de pessoas
que se aproximavam de Jesus: uma mulher adúltera, (e não foi a única, pois
muitas outras prostitutas foram convertidas); Zaqueu, um cobrador de impostos
corrupto (e não foi o único, pois Mateus, um dos apóstolos, também o fora, e
muitos outros da mesma estirpe).
O texto de Lucas 15
resume bem: os publicanos e pecadores eram as pessoas que mais se sentiam
atraídas por Jesus.
E o que ele lhes dizia:
“Eu não te condeno. De agora em diante,
‘vida nova’. Não peques mais... Hoje veio salvação a esta casa, pois para isto
é que eu vim, para buscar e salvar o perdido...”.
Jesus tinha o coração
aberto, e amava estas pessoas. E de tal forma estas pessoas eram atraídas, que
os escribas e fariseus se ressentiam e ficavam irados com ele, e reclamavam: “ele recebe pecadores, e come com eles”.
Mas o que os escribas e
fariseus não percebiam é que esta pretensa santidade que eles tinham, e que os
fazia ficar longe dos “pecadores”, era justamente mais uma forma de
transgressão, uma terrível forma de orgulho humano.
E que por isto também
estavam pecando contra Deus. Aliás, as palavras mais fortes de Jesus contra o
pecado são justamente em oposição a este orgulho dos fariseus. Eu quero ler com
vocês alguns versículos em Mateus 23 (não temos como apreciar todo este
capítulo agora – vamos apenas ler alguns versículos que nos ajudam a entender a
grandeza dos pecados dos fariseus aos olhos do Senhor)
Mt 23:2 nos ajuda a
entender a posição deles na religião israelita:
Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus.
Eram os que ocupavam o
lugar de ensino das Escrituras em Israel. Os professores da Bíblia. Não estavam
entre as prostitutas, nem entre os pecadores de modo geral. Mas isto não quer
dizer que não pecavam. Ao contrário, aos olhos de Jesus eram piores do que os
outros, pois eles mesmos não praticavam as coisas que ensinavam. E além disto,
se entendiam como gente de bem, que estava indo pro céu, mas estavam indo pro
inferno, enquanto que os outros, se quisessem no céu, tinham que “entrar no
mesmo esquema que o deles”. E Jesus é veemente contra eles:
Mt 23:13
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus
diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão
entrando!
“O reino de Deus não é
comida nem bebida, mas alegria, justiça e paz no Espírito Santo” (Rm 14:17). Não
é feito de coisas nem aparências exteriores, mas está dentro do coração que
conhece a Deus (Lc 17:21). Mas os fariseus não entendiam e não conheciam nada
disto: a religião deles era triste, injusta, não dava paz ao coração de
ninguém. Eles não conheciam o verdadeiro reino do céu; não entravam, e ainda
atrapalhavam os pecadores que desejavam entrar, com suas imposições humanas e
carnais.
Mt 23:15
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra
para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas
vezes mais do que vós!
Mt 23:23
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da
hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais
importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer
estas coisas, sem omitir aquelas!
Mt 23:33
Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?
O que pretendo com
isto, irmãos, é duas coisas:
A primeira, demonstrar que, sem
Cristo, todas as pessoas, desde os pecadores mais notórios, até os religiosos
mais apegados à Bíblia, são pecadores perdidos. E aos olhos de Jesus, um religioso orgulhoso
está mais perto do inferno do que uma “mulher da vida”, pois pelo menos “a
mulher da vida” tem mais consciência de seus pecados, enquanto que o religioso
muitas vezes é justo aos seus próprios olhos, e não acha que precisa se
arrepender.
Mas a segunda coisa que desejo demonstrar
é que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo mesmo todo tipo de
pecadores, até mesmo os fariseus. O homem em cujo escrito estamos meditando
hoje é o maior de todos os exemplos:
Fp 3:4-7
4 Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que
pode confiar na carne, eu ainda mais: 5 circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim,
hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, 6 quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei,
irrepreensível. 7 Mas o que, para mim, era lucro,
isto considerei perda por causa de Cristo.
Um dia este fariseu
teve um encontro com Cristo, e quando o conheceu, então deixou de lado toda a
confiança em sua justiça própria, em sua religiosidade, em sua posição, deixou
de lado todo o seu orgulho, a sua atitude arrogante de condenação ao resto da humanidade,
e converteu-se ao Senhor. Deus, que estava em Cristo, é maravilhoso. Ele salva
até fariseus. Glória a Deus.
A ira de Deus está
sobre todos os homens, mas somente se estão sem Cristo. Todos os homens que
estão em Cristo, são reconciliados com Deus, e sobre eles Deus não atribui as
suas transgressões.
Isto também é algo que
o Espírito Santo nos tem ensinado, e que nós aceitamos de coração.
3. Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo,
mediante a sua morte
Isto é, mediante a
morte de Jesus Cristo.
v. 14
Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por
todos; logo, todos morreram
v. 21
Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele,
fôssemos feitos justiça de Deus.
Irmãos, que coisa
gloriosa: Desde os tempos antigos, o Espírito do Senhor sempre contendeu com os
homens, chamando-os a se reconciliarem com Deus. Desde os profetas de Israel, e
bem antes deles até, nos dias de Noé, e antes, sempre houve uma palavra de
perdão, uma oferta de amor, uma chamada ao arrependimento e à reconciliação,
mesmo que os pecados dos homens fossem “como a escarlate”. Também “nos dias de
sua carne”, antes de ser crucificado, o Senhor Jesus convidava aos pecadores
cansados e oprimidos, que viessem a ele.
Mas desde a antiguidade,
Deus já havia estabelecido que, se o castigo dos nossos pecados, isto é, a
morte eterna, não cairia sobre nós, e que nós seríamos reconciliados, deveria
cair sobre alguém, isto é, Deus já havia estabelecido que o castigo dos nossos
pecados cairia sobre ele mesmo, na pessoa de seu Filho.
Por isto é que Pedro
diz que Jesus é o cordeiro de Deus, cujo sacrifício mediante o qual nós fomos
resgatados é conhecido desde antes da criação do mundo (1ª Pe 18-20).
Vamos ler também Cl
1:21, 22
21 E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no
entendimento pelas vossas obras malignas, 22 agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte,
para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis.
Ele nos reconciliou
consigo mesmo mediante a morte de Jesus em nosso lugar.
Eu me lembro de uma estória
que li alguns anos atrás. Contava de um jovem que um dia, viajando por um
deserto, assaltou um morador da região, e durante o assalto o assassinou. Então,
enquanto fugia, entrou na tenda de um chefe beduíno, e pediu abrigo. O chefe
começou a conversar com o jovem, que acabou confessando o que fizera. O chefe
se compadeceu do jovem, que com os seus graves crimes acabara por estragar toda
a sua vida, e prometeu que lhe abrigaria, e o ajudaria a reconstruir sua vida.
Minutos depois chegou a
polícia local. E contaram que estavam perseguindo um ladrão e assassino. O
chefe então disse que o homem que estavam procurando estava em sua tenda, e sob
o seu abrigo. Que ele se responsabilizava por ele, e que o ajudaria a reconstruir
a vida. Ao que os policiais responderam: “Mas
o homem que ele matou era o seu filho”.
E o chefe, comovido de
amor e justiça respondeu: “Pois então eu
cuidarei dele, e o adotarei no lugar do meu filho”.
Amados, ainda que de
uma forma muito imperfeita, esta estória ilustra o que Deus fez por nós: foram
os nossos pecados que levaram Jesus à morte na cruz. Mas também mediante a
morte de Jesus nós fomos feitos filhos de Deus.
4. Deus estava em Cristo, reconciliando com sigo o mundo
mediante a sua morte, por amor a nós
Há três afirmações nos
escritos de João acerca da natureza essencial de Deus que podemos nos lembrar
neste contexto: Em João capítulo 4 ele diz que Deus é Espírito, e por isto a
adoração que ele deseja deve ser espiritual e de coração (Jo 4:24). Em 1ª João
1:5 ele diz que Deus é luz, e isto quer dizer que ele é a fonte de todo o bem. E
em 1ª João 4:8 ele diz que Deus é amor.
Nada do que ele faça é
sem este amor que “faz parte” de sua própria natureza. Assim que Paulo, ao
meditar que em Cristo Deus veio ao mundo, viveu entre nós numa condição de
humildade e sofrimento, ao considerar que em tudo o que Jesus fez e falou
estava agindo com misericórdia e compaixão, a fim de buscar e salvar o que
estava perdido, ao entender que na cruz o Senhor Jesus estava dando a sua vida
por nós, que ele foi feito pecado por nós, para que nele fossemos feitos justiça
de Deus, ele entende que este foi o maior de todos os atos de amor que Deus fez
em nosso favor.
Chegou à conclusão de
que Deus é por nós, e se Deus é por nós, ninguém será contra nós; de que nada,
nem ninguém poderá nos separar do amor de Deus que está em Jesus Cristo. Quero
ler duas passagens:
Rm 5:8
Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo
morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
Gl 2:20
Estou crucificado com Cristo; 20 logo, já não sou eu quem
vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo
pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
Veja: todos nós, por
causa do pecado com o qual nascemos, éramos por natureza, contrários às coisas
de Deus. Não amávamos a sua lei. E então Deus, se decidisse que não nos
salvaria, mas nos deixaria entregues aos nossos próprios pecados, estaria sendo
completamente justo. Ele não tinha a obrigação de nos salvar.
Mas penso, meus irmãos,
que embora Deus, por assim dizer, “não tivesse a obrigação legal de nos
salvar”, ele não poderia fazer de outro modo, uma vez que nos amou. A sua
natureza amorosa não poderia deixar de nos enviar seu Filho, assim como um
homem amoroso não consegue deixar de fazer o bem a quem ama. E Cristo, por que
ele e o Pai “são um” também não faria de outro modo.
Se Deus é verdadeiro e
fiel, seu amor é verdadeiro e fiel; se Deus é perfeito, seu amor é perfeito; se
Deus é eterno, seu amor é eterno.
Mais, uma vez: é assim
que o Espírito Santo ensina, e testifica no coração daqueles que estão em
Cristo.
Conclusão
Se antes conhecemos a
Cristo segundo a carne, já não é assim que o conhecemos agora, pois nós temos
recebido o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos tem
sido dado gratuitamente.
E o Espírito nos ensina
que Deus estava em Cristo, nos reconciliando com ele mesmo, não atribuindo a
nós as nossas transgressões, mas fazendo cair sobre ele as nossas injustiças,
para que nele fossemos feitos justiça de Deus.
E a grande razão pela
qual ele fez isto está no fato de que Deus é amor, e nos amou assim.
Aplicação
Primeiramente, eu quero
me dirigir a você, que já tem sido ensinado pelo Espírito Santo, e tem
conhecido a Jesus desta maneira:
Se Deus estava em Cristo, então você pode conhecer a Deus, cada vez mais, olhando para Jesus Cristo:
procure conhecer a Deus, mais e mais. Leia as Escrituras. Medite nelas, pois
são elas que nos dão testemunho de Jesus. Ouça a voz do Espírito nas
Escrituras. Veja como é Deus, o que lhe agrada, e sirva a Jesus, e adore a
Jesus.
Se Deus estava em Cristo, reconciliando você com ele, então você pode viver uma vida de amigo de Deus, de comunhão com Deus. Saiba
que nenhuma condenação há sobre você, que todos os seus pecados já foram
perdoados. Tenha paz com Deus mediante a fé em Jesus Cristo.
Se Deus estava em Cristo reconciliando você com ele
através da morte de Jesus, então confie no sangue de
Jesus. Você não precisa “nada além do sangue de Jesus para ser purificado”. Confie
na fidelidade de Deus. Confie no amor de Deus. Desfrute do amor de Deus, viva
no amor de Deus. Deixe que o amor de Deus te constranja, isto é, que te cerque
de todos os lados, e viva inundado pelo amor de Deus, em todas as
circunstâncias. Nada irá separar você do amor de Deus que está em Cristo Jesus.
E em amor, viva para aquele que por você morreu e ressuscitou.
Agora, eu quero me
dirigir a você, que ainda não tem este conhecimento de Cristo, tal como o
Espírito Santo ensina:
Pode ser que haja aqui
alguém que não acredita que Jesus Cristo é a encarnação de Deus.E se não
acredita nisto, então também não acredita nas demais coisas que eu disse, mas
pensa em Jesus apenas como um grande homem, ou um grande mestre, ou um grande
exemplo a ser seguido. E neste caso ainda está em inimizade contra Deus, e é
por natureza “um filho da ira”.
Mas se assim for, veja
como é grande a oportunidade que Deus lhe dá nesta hora:
vs. 18 e segs.
18 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo
e nos deu o ministério da reconciliação, 19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não
imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da
reconciliação. 20 De sorte que somos embaixadores
em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de
Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. 21 Aquele que não
conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos
justiça de Deus. 6:1 E nós, na qualidade de cooperadores
com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus 2 (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia
da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da
salvação).
Sim, as mesmas coisas
que Paulo disse de si mesmo, eu posso também dizer de mim e de você nesta hora:
Eu sou um embaixador de
Deus, e estou falando em nome de Cristo, como se Deus estivesse aqui
pessoalmente, falando por meu intermédio. E Deus diz que na cruz de Jesus ele
já fez tudo o que é necessário para que você seja salvo. Em Cristo, Deus te perdoa
de todo o vício, de toda a mentira, de toda a prostituição, de todo adultério,
de toda a pornografia, de toda a malícia, de toda a idolatria, ou feitiçaria,
de todo o mal que você tiver feito.
Mas há uma coisa que
você deve fazer: reconcilie-se com Deus. Deixe os seus pensamentos errados,
deixe seus caminhos errados, deixe de ser o dono de sua própria vida. Creia em
Jesus e reconcilie-se com Deus. Não receba em vão esta graça de Deus que lhe
está sendo oferecida. “Venha a Cristo, sem demora”. Então serão cancelados os
seus pecados, e você será uma nova criatura.
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