Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 4 de maio de 2014

O caráter de José, esposo de Maria - Mt 1:18-25

IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 4 de maio de 2014
Pr. Plínio Fernandes
Amados irmãos, vamos ler Mateus 1:18-25
18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo.  19 Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente.  20 Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.  21 Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.  22 Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: 23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).  24 Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher.  25 Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus.
Eu gostaria que você, por um momento, se colocasse no lugar de José.
Você mora numa pequena cidade da Galiléia, chamada Nazaré, e trabalha como carpinteiro.
A despeito de viver numa época difícil para todos, porque a grande maioria da população é muito pobre, e seu país viver sob o jugo dos invasores romanos, você é uma pessoa amorosa, justa, e que nestes dias está vivendo a alegre expectativa de se casar e viver feliz com uma jovem realmente bonita, pois ela é uma pessoa temente a Deus, tal como você.
A julgar pelas convenções da época, Maria teria entre 12 e 16 anos de idade, e José entre 18 e 20.
O noivado, que era um contrato legal, deveria durar cerca de um ano, e José já pagara pelo menos um terço do dote de casamento para a família de sua noiva.[1]
Talvez José já estivesse fazendo os móveis, cuidadosa e carinhosamente, para dar à sua esposa um lar confortável e aconchegante .
Como filho de sua época, pensando em como poderiam ter muitos filhos.
Como um homem que amava as Escrituras, sabia que deveria se empenhar para fazer sua esposa feliz, ciente de que na felicidade dela também estava a sua felicidade [2].
Mas pouco tempo antes do casamento, sua noiva viaja para visitar uma prima em outra cidade, e fica na casa desta prima cerca de três meses [3].
Quando ela volta, está grávida, e diz que isto aconteceu “por um milagre”.
Mas você ainda não sabe que foi realmente um milagre,
Conforme você está vendo, você foi traído.
Do ponto de vista da lei de Moisés, por causa do adultério, ela poderia ser considerada digna de morte.
Como você se sentiria? O que você pensaria? O que você faria?
A Bíblia diz que um homem se revela pelas suas ações.
E pelo que lemos aqui sobre José, vemos que quando Deus o escolheu para ser “o pai de Jesus”, ou antes, o marido de Maria, a mãe de Jesus, não estava escolhendo um homem qualquer.
Mas um homem de caráter santo.
Eu gostaria de meditar com você sobre o caráter de José, e ver nele um exemplo que nos inspire a todos, como filhos de Deus.
1. José era um homem justo
O Espírito Santo diz que quando José soube que Maria estava grávida, decidiu deixá-la secretamente, por que era um homem justo, e não queria difamá-la.
José era um homem justo.
À primeira vista, dizer isto pode parecer uma contradição à nossa crença de que não existe um homem que possa ser realmente chamado justo; pois todos somos pecadores.
Para nós, evangélicos, a palavra “justiça” trás à mente uma das doutrinas bíblicas mais queridas: a doutrina da justificação pela fé.
Esta doutrina nos ensina, primeiramente, que somente Deus pode, com justiça, ser chamado justo: somente ele é perfeito, santo, impecável, reto em tudo quanto faz.
E Deus, em sua santidade odeia o pecado, e pune o pecado e os que nele praticam.
“O salário do pecado é a morte” (Rm 6:23)
Esta doutrina também nos ensina que nós, os homens, somos pecadores, e que por isto estávamos separados de Deus.
“Pois todos (os seres humanos) pecaram e estão destituídos da gloria de Deus” (Rm 3:23)
Assim sendo, o que nós, seres humanos injustos merecemos, é a morte, a separação eterna de Deus.
E Jesus nos ensina que este é o destino dos homens que vivem em pecado: a eternidade num lugar horrível de tormentos chamado inferno, com o Diabo e seus anjos.
Sendo assim isto quer dizer que todos os homens, por serem pecadores estão separados de Deus e sujeitos ao inferno.
Então, em terceiro lugar a doutrina bíblica nos ensina algo maravilhoso: Deus, que é santo e odeia o pecado, ama homens pecadores.
E por isto, desde a eternidade, a Trindade Santíssima fez um plano que no devido tempo colocou em ação: Jesus Cristo, o Filho de Deus, viria a este mundo pecador como um ser humano, e como ser humano viveria de forma perfeita, sem pecado.
No tempo devido, Jesus iria morrer, sem merecer, para sofrer o castigo pelos pecadores, de tal forma que o castigo que era nosso cairia sobre ele.
Assim, Deus tiraria os nossos pecados e os colocaria sobre Jesus, de forma que aos olhos de Deus os homens não teriam mais pecado. E Jesus, tendo sofrido todo o castigo pelo pecado, poderia voltar à vida.
E foi assim que aconteceu
E por último, esta doutrina bíblica nos ensina o meio através do qual esta salvação que Jesus conseguiu para homens pecadores nos é dada: o Espírito Santo, falando através do Evangelho, ilumina o nosso entendimento para que nós creiamos em Jesus, para que nós o busquemos, para que nos arrependamos, e assim, todo aquele que, arrependido busca a Deus através de Jesus é salvo.
Por isto esta doutrina é chamada “justificação pela fé”.
No entanto, a Bíblia está usando a palavra justiça neste versículo, não neste sentido primário na vida do crente, de ser ele justificado pela fé.
Está falando, antes, do caráter, da alma, do coração daquele que tem fé.
Quando alguém tem o dom da fé, este dom que vem de Deus, ainda que não seja uma pessoa impecável, perfeita, esta pessoa ama as coisas de Deus, e tem uma inclinação interior para ser justo.
Leiamos o Salmo 1º
Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.  2 Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.  3 Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.  4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.  5 Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.  6 Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.
Assim, ainda que a Palavra de Deus nos diga que no sentido pleno ninguém pode ser considerado, de si mesmo, justo, a mesma Palavra nos diz que os homens que andam com Deus têm um caráter justo.
Este é o testemunho que a Bíblia nos dá sobre Simeão, sobre João Batista, sobre Jó (homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal), e também José.
2. Uma vez que José era um homem justo, era também um homem altruísta, compassivo, amoroso
Porque segundo o Espírito de Deus, andar em justiça também significa andar em amor.
Amor para com Deus, para com sua palavra, e também para com o seu próximo.
De acordo com a lei de Moisés, uma mulher adúltera deveria se apedrejada.
Mas parece que nunca esta pena tenha sido aplicada, embora tenha havido casos de adultério em Israel.
De qualquer forma, nos dias de José e Maria, o que se fazia num caso destes era um pedido público de divórcio, juntamente com a exigência de devolução do dote que havia sido pago[4].
Assim, ainda que uma mulher adúltera não fosse apedrejada, daí em diante sua vida se tornaria um tanto difícil diante de uma sociedade que condenava fortemente este pecado, e dificilmente poderia se casar.
Por um lado, José estava pensando que, se se casasse, estaria se casando com uma mulher infiel; mas por outro lado, ainda que prejudicado e decepcionado, ele não desejava o mal de Maria.
Então, ainda que estivesse se sentindo traído, decidiu deixá-la secretamente.
Se alguém seria mal falado nesta história toda, seria ele.
Por assim dizer, José estaria levando sobre si as consequências do pecado de Maria.
Ora, este modo de proceder, irmãos, está de acordo com aquilo que os salmos também nos ensinam sobre a conduta do homem justo:
Leiamos o Salmo 15
SENHOR, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte?  2 O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade; 3 o que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho; 4 o que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao SENHOR; o que jura com dano próprio e não se retrata; 5 o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado. ”É um homem que fala a verdade, integro de coração
O homem justo é um homem que não fala mal das outras pessoas.
É um homem que não prejudica outras pessoas.
É um homem que não se alegra, que não tem prazer em viver com quem não agrada a Deus.
É um homem que honra aos que temem ao Senhor.
É um homem de palavra.
E que não ama o dinheiro.
Este é o caráter de um crente.Enquanto José pensava em como deveria proceder (pois os justos também não fazem as coisas de modo precipitado), um anjo do Senhor se manifestou a ele em sonhos, e disse:
20 José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.  21 Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.
A nisto nós vemos mais uma faceta do caráter deste homem justo e altruísta...
3. José era um homem obediente à vontade de Deus
Pois
24 Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher. 25 Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus.
José age como aquelas pessoas piedosas, tementes a Deus, sobre as quais lemos no Antigo Testamento, homens e mulheres, que obedeciam ao chamado de Deus, mesmo quando fazê-lo seria transgredir toda e qualquer forma humana de senso comum.
Uma vez que eles eram noivos, então chegou o dia do casamento.
De acordo com o costume, ele deve ter saído de sua casa, cercado de amigos, e foi à casa de Maria para tomá-la como esposa.
Então houve uma cerimônia pública na qual a bênção de Deus foi invocada sobre eles.
Segundo o costume, eles entraram então na câmara nupcial onde o casamento seria consumado.
Então José oficialmente casou-se com Maria, mas o texto diz que ele não teve relações com ela, enquanto ela não deu à luz ao seu primeiro filho, a quem pôs o nome de Jesus, que significa “Javé salva”.
Tenho ouvido de alguns pregadores atuais que dizem que é muito difícil para os jovens o conterem-se durante o período do noivado; por isto eles pensam que se um casal de jovens crentes tem um compromisso sério de noivado, não será errado se tiverem relações antes do casamento oficial.
Eu penso que José, que não teve relações com Maria, mesmo depois do casamento, enquanto ela não deu à luz a Jesus, é uma bonita evidência de que a pureza pode sim, ser vivenciada pelos filhos de Deus.
Conclusão e aplicação
Quando eu era menino, uma cantora chamada Nalva Aguiar gravou uma música que fez um sucesso muito grande.
A música era uma lamentação sobre a suposta infelicidade de José, pelo fato de ter sido o pai de Jesus.
E num trecho dizia assim:
Me lembro às vezes de você,
Meu bom José, meu pobre amigo
Que nesta vida só queria
Ser feliz com sua Maria. [1]
Mas quando lemos o retrato falado que o Espírito Santo nos dá sobre José, podemos dizer: “Não lamente”.
José era homem justo, compassivo e amava seu Deus, sua esposa e seus filhos.
Um homem digno de ser relembrado e imitado em seu caráter.
E certamente foi feliz com sua Maria. Com seu filho Jesus, e com os outros filhos que sua amada esposa lhe deu.
E agora, no céu, aquela linda família, reunida com todos os seus irmãos, vive junta e feliz por toda a eternidade.




[1] Cf. Comentário Bíblico Atos (Belo Horizonte: Editora Atos Ltda., 2004, pág. 46).
[2] Dt 24:5; Pv 5:18
[3] Lc 1:56
[4] Cf. Lawrence O. Richards, Comentário Bíblico Cultural do Novo Testamento (Rio de Janeiro: CPAD, 2008), pág. 10
[5] José: do LP Nalva (Beverly, 1971).

11 comentários:

  1. como eu aprendi com este estudo sobre a vida do nosso bom e justo irmão José! Nunca tinha visto desta maneira! a minha visão mudou completamente ao entender que José foi um grande homem e que o Senhor pode contar com ele para concretizar o plano da salvação.

    ResponderExcluir
  2. QUE NOSSO SENHOR JESUS CONTINUE VOS ABENÇOANDO EM TUDO ,POIS ESTE ESTUDO ME FOI DEMASIADAMENTE PROVEITOSO. A PAZ DO SENHOR.

    ResponderExcluir
  3. Amém pelo esclarecimento, ficava imaginando como José sendo justo, poderia deixar maria. Nunca pensei que a má fama cairia sobre ele. Estava olhando pela cultura Brasileira, que aqui o homem e quem se "suja". obrigada pela ajuda, e ao querido Espírito santo...

    ResponderExcluir
  4. Olha obrigada pelo estudo , tive meu casamento abençoado pelo estudo , estava em uma situação difícil com meu esposo e fomos tentados a separar mas em oração hoje Deus nem fez lembrar que José pensou em deixar Maria porém esse não era o plano de Deus pra eles , então o Espírito Santo nem convenceu daquele desejo errado e passei a olhar meu esposo com outros olhos além de seus defeitos ele é um homem justo . Obrigada Sr Jesus e obrigada pelo estudo maravilhoso Deus falou muito comigo até outras coisas. Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Aprendi mais uma hoje, espero aprender mais amanhã,e depois,e depois,e depois...

    ResponderExcluir
  6. Glorias a Deus pela exposição do testo... edificante....

    ResponderExcluir
  7. Eu verdadeiramente, retirei uma grande dúvida que tinha com relação ao caráter de José, quando a bíblia diz que ele era justo e por isso pensou em deixá-la em secreto, agora entendo que ele teria que expor Maria a um humilhante julgamento, sem contar que Jesus seria escandalizado pois seria filho de uma mulher solteira, adúltera e fruto de um grande pecado. Agradeço a Deus a ao escritos por ter me esclarecido este item da Escritura Sagrada

    ResponderExcluir
  8. Ótimo estudo,Deus abençoe pela postagem!

    ResponderExcluir
  9. Deus abençoe sua vida e te revele e inspire para mais conteúdos edificantes como este

    ResponderExcluir

▲Topo