Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Sem ira - 1ª Tm 2:8

3ª IPC de São Paulo
Domingo, 13 de maio de 2007
Pr. Plínio Fernandes

Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.

Você se lembra quando foi a última vez que você ficou irado? Com quem? Ou, por causa de quem? Ou por causa do que?
Quando Paulo escreveu esta carta, ele estava, provavelmente na Macedônia, ao norte de Grécia, e Timóteo desenvolvia o seu serviço pastoral na Igreja em Éfeso.
Timóteo havia ficado ali, enquanto Paulo viajava para a Macedônia, porque a Igreja em Éfeso carecia de seu ministério.
Paulo pretendia ir para Éfeso também, mas enquanto isto não acontecia, ele escreveu para Timóteo, instruindo sobre como ele deveria realizar seu trabalho, e como a igreja deveria, de modo geral, desenvolver sua vida diária diante de Deus.
Por isto esta é uma das três cartas escritas pelo apóstolo Paulo, que são conhecidas como “Epístolas Pastorais”. As outras duas são 2ª a Timóteo e a carta a Tito.
O final de cada uma delas nos mostra que são cartas escritas para os pastores, que deveriam ser lidas perante as igrejas.[1]
O propósito desta carta está registrado no cap. 3
3:14,15 – “Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te em breve; para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.”
A igreja, ele diz, é a casa que pertence a Deus; a casa do Deus Vivo, que habita nela e está no meio dela; ela é a coluna, a sustentação da Verdade de Deus no mundo.
É desta perspectiva que apóstolo de Jesus ministra estas instruções.
Se a igreja é a casa do Deus vivo, a proclamadora da Palavra da Verdade, como é que o pastor dela deve trabalhar? E como é que as pessoas da igreja devem viver?
E pensando nisto é que ele ministrou as instruções que temos diante de nós.
Antes de mais nada, antes de qualquer outra coisa, eu exorto a que se use a prática da oração (vs. 1 a 7).
– Orem por toda classe de pessoas.
– Orem pelo bem da igreja, para que possamos ter uma vida tranqüila, piedosa, mansa.
– Orem pelo bem do mundo, porque Deus tem prazer em que os homens sejam salvos.
– Orem para agradar a Deus. Pois isto é bom e agradável diante de Deus.
– Orem muito.     
– Levantem mãos santas diante de Deus – o levantar as mãos era um gesto simbólico que as pessoas faziam, expressando assim o voltar-se do coração e da mente, o voltar-se da alma em direção aos céus.
Levantem mãos santas diante de Deus intercedendo por toda classe de homens...
Pois, se orar, irmãos, é falar com Deus, a oração é então algo muito apropriado para os homens de Deus, os homens da casa do Deus vivo.
E assim o Espírito Santo nos ensina por quem orar, e por que orar.
Vocês são povo de Deus? Ouçam a voz do Espírito: – Quero que os homens orem.
Nesta noite eu desejo meditar com vocês a respeito de uma instrução fundamental para que nossas orações sejam atendidas.
v. 8 – Quero, portanto, que os homens oram em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem animosidade.
A palavra animosidade significa contenda, discussão, altercação. A contenda é filha da ira. Se você está em contenda com os homens não queira conversar com Deus
Quando você for orar, examine o seu coração. Porque você deve orar sem ira
Um coração limpo é condição indispensável para que o Senhor receba a nossa oração.
1. O que é ira?
A ira é uma reação emocional, de insatisfação, de desprazer, diante de algo que contraria as nossas disposições interiores. Ira é indignação.
Assim como todas as outras emoções, a ira tem origem na maneira como interpretamos os acontecimentos à nossa volta.
A ira, em si mesma, é uma emoção boa, e neste mundo onde existe pecado, podemos dizer também que é necessária.
1.1 – Primeiramente podemos dizer que a ira, em si mesma, é uma emoção boa, porque ela é um reflexo da imagem de Deus em nossa personalidade.
Pois quando Deus criou a humanidade, conforme ele mesmo nos ensina, ele a criou segundo à sua própria imagem e semelhança. De acordo com o ensino do apóstolo Paulo isto que dizer que Deus nos criou como seres com capacidades morais, de discernir o que é certo e o que é errado. Usando as palavras do apóstolo: Deus nos criou em justiça e retidão procedentes da verdade.
Desta mesma maneira, Deus nos criou como seres que amam aquilo que é bom. Porque santidade inevitavelmente implica em amor pelo que é justo, amor pelo que é correto.
E quando se ama o que é justo, é claro, odeia-se aquilo que é injusto.
Veja o testemunho que o Espírito Santo nos dá a respeito do caráter de Deus

Sl 7:11
Deus é justo juiz, Deus que sente indignação todos os dias.
Deus é justo. E como neste mundo decaído acontecem injustiças a todo instante, Deus se sente indignado todos os dias.
Outras traduções da Bíblia usam palavras mais fortes ainda:
A ARC diz:  “um Deus que se ira todos os dias...”
E a NVI: “um Deus que a cada dia manifesta o seu furor...”
Ora, se fomos criados à imagem de Deus, com a capacidade não somente de discernir, mas também de amar a justiça, e se a ira é uma expressão deste amor pela justiça, ela é, em si mesma, uma emoção boa, assim como as demais.

1.2 – Ao mesmo tempo, podemos afirmar que a ira, como uma emoção boa, é uma reação necessária num universo decaído e marcado pela injustiça.

Por exemplo:
Pv 25:23 – O vento norte traz chuva, e a língua fingida, o rosto irado.
Existem muitos exemplos desta ira justa no comportamento de Deus; e também no comportamento de Jesus.
Mas há um problema com a ira humana:
É que o ser humano, por ter se tornado, ele mesmo, um ser injusto, não é capaz de ter uma ira completamente santa, mesmo quando se sente indignado diante da injustiça.
Por isto então o Espírito Santo nos exorta, não no sentido de que nunca podemos ficar irados, mas que devemos cuidar para que nossa ira não se transforme em pecado.
Ef 4:26 – Irai-vos e não pequeis...
Isto indica que a ira, em si mesma, não é necessariamente pecaminosa.
No entanto, ele nos adverte no sentido de que a ira não deve perdurar. Se acontecer dela continuar, isto, em si mesmo, já se torna pecado.
Paulo escreve que devemos orar sem ira. Isto significa que, em nosso dia a dia, antes da próxima oração que vamos fazer, precisamos examinar nosso coração.
Se devemos orar sem ira, e se a oração deve ser algo que realizamos constantemente, então significa que devemos tratar com a ira eliminando-a de nossa vida rapidamente.
2. Porque devemos tratar com a ira rapidamente?
A Palavra inspirada nos apresenta algumas razões.
2.1 – Muitas vezes, ela é causada por motivos injustos:
Por exemplo, Caim, que ficou irado contra seu irmão, porque as obras de seu irmão era justas, e as dele, injustas
Jonas, que ficou irado com Deus, porque Deus salvou os ninivitas. Então o Senhor perguntou lhe perguntou:
– É razoável a tua ira?
A resposta é que não era. Jonas não tinha uma boa razão para estar irado.
A ira muitas vezes é causada pelo ciúme, pela inveja e pecados parecidos.
Nestes casos, até a ira é, em si mesma, algo pecaminoso, e nesta condição ela deve ser abandonada imediatamente, assim que for desmascarada.
2.2 – Outra razão é que mesmo quando causada por um motivo justo, ela é manchada por nossa injustiça.
Deus não conserva para sempre a sua ira.
Sl 30:4-5 – Salmodiai ao SENHOR, vós que sois seus santos, e dai graças ao seu santo nome. 5 Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.
É assim que Deus trata conosco. Mas nossa inclinação natural não é de agimos assim.
Por natureza, tendemos a guardá-la, e ficamos alimentando-a mesmo que muito tempo se passe. Isto não nos faz bem algum.
Certa vez eu ouvi um irmão dizer que, se você fica alimentando, em sua alma, ódio contra alguém, é como se você tomasse um copo de veneno esperando que o seu inimigo morra, mas quem morre é você.
2.3 – O que a ira humana faz
Tg 1:19,20 – “Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.  Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus.”
Tiago, assim como Paulo e toda a Bíblia, admite que a ira é uma possibilidade.
Agora, ao mesmo tempo em que o Espírito Santo nos diz que, quando ficarmos irados, devemos fazer com que esta ira acabe logo, ele também diz que nós devemos demorar a ficar irados.
Todo homem seja tardio para se irar. O melhor é não ficar irados.
E a grande razão é que a ira humana não produz, não realiza a justiça de Deus.
Se o reino de Deus é justiça, paz e alegria no Espírito Santo, a ira humana não trás o reino de Deus, não faz com que a vontade de Deus seja realizada na terra.
Ao contrário, os resultados da ira humana são outros.
Vamos mencionar alguns:
Pv 29:22 – O iracundo levanta contendas, e o furioso multiplica as transgressões.
O iracundo coloca as pessoas umas contra as outras, e se os homens tiverem cometido pecados, o iracundo só faz com que estes pecados aumentem
Pv 21:19 – “Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda”
Uma pessoa iracunda se torna um grande desconforto na vida de outras. As outras sentem o desejo de ficar distantes
Pv 16:28 – “O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos”
Devemos dominar a ira
Gn 4:1-8 – 1 Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim; então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do SENHOR.  2 Depois, deu à luz a Abel, seu irmão. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim, lavrador.  3 Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.  4 Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta;  5 ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.  6 Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante?  7 Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.  8 Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou.
O Senhor está falando com Caim. Na realidade, um homem que, embora fosse religioso, não era um filho de Deus, conforme nos diz a primeira carta de João.
Mas mesmo para um homem que não conhecia verdadeiramente a Deus, o Senhor dá esta ordem: você é responsável por lidar com o pecado em sua vida.
O pecado é apresentado aqui como se fosse um animal que estivesse à espreita, pronto para atacar. Se você não dominar o pecado ele destruirá você.
A ira, em si mesma não precisa ser pecaminosa. Mas se você não dominá-la, certamente ela destruirá sua alma.
Acontece que tudo em Caim manifestava o seu coração não convertido. Vemos o que aconteceu em seguida: depois que Deus lhe falou, ele convidou seu irmão Abel para um passeio no campo, e ali o assassinou.
Conforme João, é que Caim tinha uma natureza assassina.
Mas preste atenção: você precisa dominar o pecado em sua vida, senão ele te dominará, e te dominando, ele te destruirá.
Por isto a exortação do Espírito Santo também no salmo: – Deixa a ira, abandona o furor, não te impacientes; certamente isto acabará mal.
3. Como lidar com a ira
Eu desejo citar duas breves instruções do Espírito Santo sobre como lidar com a ira:
3.1 – Fale a verdade consigo mesmo
Sl 4:4 – Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai.
ARC – Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama e calai-vos.
Converse com seu próprio coração. Pergunte para ele:
– “Meu coração”, por que você está irado? Com quem? Você tem razão para estar assim?
Faça quantas perguntas você puder para descobrir como argumentar consigo mesmo.
Decida-se, a seja qual for a razão, você não vai deixar a ira tomar conta de sua vida.
Fale com o seu coração e sossegue.
Se você tiver que tomar alguma atitude, peça que o Senhor lhe ensine o que você deve fazer, mas sem ira, porque a ira humana não produz a justiça de Deus.
Se for em casa, primeiro você precisa vencer a ira. Se for no trabalho, se for na igreja...
3.2 – Faça do Senhor o centro de sua atenção
Sl 37:1-8 – 1 Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade.  2 Pois eles dentro em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde.  3 Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade.  4 Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.  5 Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.  6 Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia.  7 Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.  8 Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal.
Preste atenção nas palavras centrais: Agrada-te do Senhor, confia no Senhor
Faça do Senhor a sua atenção. Desvie o foco. Pense em Deus e tenha prazer nele.
E Deus irá cuidar das coisas para você
Aplicação
Antes de sua próxima oração, examine o seu coração.


[1] 1a Tm 6:21; 2a Tm 4:22; Tt 3:15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo