Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 29 de janeiro de 2017

Traga os seus fardos ao Senhor - Mt 11:28-30

Pr. Plínio Fernandes
IPC de Pda. de Taipas
Domingo, 29 de janeiro de 2017
Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.  29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.  30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
Quando eu era menino, li um livro que recomendo a todos: “O peregrino”, de John Bunyan. É um dos mais bonitos e edificantes que já li[1].
É uma alegoria da vida humana, primeiro, do homem que não tem Cristo, e depois descrevendo o que acontece na vida do homem convertido a Jesus, em sua caminhada para a cidade celestial.
No começo da estória, o personagem principal é um homem muito triste, que está preocupado com a salvação de sua alma, e em busca do caminho para o céu.
Nesta busca ele carrega um enorme fardo, o peso do pecado em suas costas, até que encontra a cruz de Jesus Cristo, e chegando-se a Jesus o seu fardo é tirado.
Daí em diante a sua viagem é bem sucedida. Surgem dificuldades e perigos, mas o Senhor envia auxiliadores, como o amor, a esperança, a prudência, e muitos outros que o ajudam em sua caminhada até que ele chega à cidade celestial.
É uma estória que descreve a vida de todo crente; que descreve muito bem o que acontece na vida de todo aquele que ouve e atende ao convite de Jesus feito no texto que lemos aqui.
O Senhor Jesus se dirige a todos os que se sentem cansados, sobrecarregados com os fardos que vão acumulando em sua caminhada pelas estradas desta vida.
Ele diz assim:
– Venham a mim, vocês que estão cansados e oprimidos, e eu aliviarei o peso de vocês.
– Venham aprender de mim, que sou manso e humilde de coração, que trato as pessoas que gentileza e humildade, e eu vou aliviar sua bagagem, vou tirar o peso de vocês, porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Assim, Jesus está “propondo uma troca”: você vem a ele com todo o peso que está esmagando você, que está fazendo você andar encurvado, olhando “pro chão”; ele tira o seu fardo, e coloca sobre você um fardo leve, que você é capaz de carregar.
Pois os mandamentos de Jesus, as suas orientações, como diz João, não são pesados, não são uma terrível carga a ser suportada, pois são mandamentos de amor[2].
O meu fardo é leve, diz o Senhor.

Eu desejo meditar com vocês sobre o ensino de Jesus aqui neste texto, pois todos os homens têm fardos que estão carregando. Alguns são fardos de Jesus, bons e necessários para a jornada, outros não são.

O que é fardo? Literalmente, a palavra quer dizer “carga, peso, volume, algo que é pesado de suportar, difícil de carregar”.
É claro que estamos aqui falando de modo figurado, sobre os problemas, as dificuldades que a vida coloca sobre nós, e que tornam a nossa peregrinação neste mundo muitas vezes cheia de tristeza.
1. Nossos pecados são fardos
Sl 38:1-4
Não me repreendas, SENHOR, na tua ira, nem me castigues no teu furor.  2 Cravam-se em mim as tuas setas, e a tua mão recai sobre mim.  3 Não há parte sã na minha carne, por causa da tua indignação; não há saúde nos meus ossos, por causa do meu pecado.  4 Pois já se elevam acima de minha cabeça as minhas iniquidades; como fardos pesados, excedem as minhas forças.
Davi está descrevendo o peso que sente em sua alma, por causa dos seus pecados. Um peso tão grande que sente as consequências até em seu próprio corpo.
Não há parte sã em minha carne, ele diz. Fiquei doente. Não há saúde em meus ossos, por causa do meu pecado. Porque a mão de Deus está pesando sobre mim.
E no v. 4 ele faz esta descrição dos seus pecados: são como fardos pesados, que excedem as minhas forças.
São descrições do que o pecado faz na vida de todos os seres humanos, amados.
O pecado destrói a comunhão, afasta o homem da presença de Deus, atrai a sua ira e o seu castigo. O pecado adoece a mente, o coração e o corpo.
Mas veja a promessa de Jesus:
– Venha a mim, você que está sobrecarregado, aprenda de mim, e você vai encontrar descanso para a sua alma.
Pois Jesus veio ao mundo, amado, para tirar de sobre nós o peso do pecado.
1ª Pe 2:24
Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.
“Carregando” é uma das palavras mais fortes para descrever o que o Senhor Jesus fez por nós mediante a sua morte na cruz.
Assim como aconteceu com Davi, também em nossas vidas. O peso dos nossos pecados não é uma coisa que conseguimos suportar; está além das nossas forças. Por isto Jesus é um Salvador tão grandioso. Ele levou sobre si as nossas transgressões.
Ele levou sobre si o peso de todas as nossas culpas, e uma vez que levou sobre si, nos libertou de todo a carga, a fim de que assim livres nós possamos caminhar para a vida eterna sem peso algum sobre nossas almas.
2. Mas esta expressão, “peso do pecado”, também é empregada na Bíblia em outro sentido
Hb 12:1, 2
Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, 2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
Aqui se trata, não do pecado que nos impede de ser salvos, mas de um fardo que levamos em nosso dia a dia e que obstrui e dificulta o nosso caminho, o nosso progresso espiritual.
São as tentações próprias de cada um de nós.
Pois todos nós, de uma forma ou de outra, temos tentações que nos são próprias: as fraquezas do nosso temperamento, as tentações que advém de circunstâncias que nos cercam, as dificuldades que passamos, e até mesmo os pecados de outras pessoas, que nos afetam de um modo ou de outro.
Por exemplo: Pedro tinha um temperamento extrovertido, e por isto falava demais. E como disse o Eclesiastes, “nas muitas palavras há vaidade” [3]. Por isto Pedro, embora amasse tanto ao Senhor, sempre precisava se arrepender; porque falava demais, era precipitado, e dizia bobagens. Já um homem introvertido pode facilmente ser levado ao pecado do egocentrismo, da alienação em relação aos males deste mundo, em relação às necessidades das outras pessoas, em relação ao servir a Deus no mundo e na igreja [4].
Da mesma forma, o escritor de Provérbios 30 conhecia as tentações de ter muito dinheiro, e também de não ter dinheiro nenhum, e temia que, tendo muito dinheiro, se esquecesse de Deus, ou não tendo, acabasse furtando, e desonrando a Deus; temia que tanto uma como outra situação o levasse ao pecado [5].
A esposa de Urias foi levada ao adultério por causa do pecado do coração de Davi.
De modo, irmãos, que muitas coisas na vida diária, muitas circunstâncias, são potenciais instrumentos do peso e do pecado que insiste em nos envolver.
Assim o escritor de Hebreus nos diz:
– Vejam que o pecado tenazmente nos assedia. Ele nos cerca diariamente; as tentações querem nos desviar da vontade de Deus. São um peso para nossa alma. São um embaraço para nossas almas. Impedem a nossa corrida para o céu.
– Então não olhem para o pecado. Olhem para Jesus. Porque somente olhando para Jesus é que vocês podem se desembaraçar de todo o peso e do pecado.
3. Nossos problemas são fardos
Gl 6:5
Porque cada um levará o seu próprio fardo.
No contexto, Paulo se refere às nossas lutas diárias, aos nossos próprios problemas, que ninguém pode experimentar em nosso lugar, pois ainda que tenhamos ajuda, nós é que temos que lidar com eles.
Bem, nós temos muitas cargas: no trabalho diário, nas exigências da vida, nos diversos ambientes em que vivemos.
Também temos os nossos próprios fardos interiores.
Como disse Paulo,“em tudo somos atribulados; lutas por fora, temores por dentro” [6].
E temos também esta promessa:
– Vinde a mim, eu vos aliviarei, tomai sobre vós o meu jugo, e achareis descanso para as vossas almas.
Mas meus irmãos, embora o fardo de Jesus seja leve, infelizmente a natureza humana é tão fraca que até mesmo a santa, agradável, perfeita vontade de Deus não conseguimos fazer, e nós mesmos nos tornamos um grande peso para nós; não conseguimos suportar a nós mesmos.
Leiamos as palavras de Agur, o escritor de Pv 30:1-3
... Fatiguei-me, ó Deus; fatiguei-me, ó Deus, e estou exausto porque sou demasiadamente estúpido para ser homem; não tenho inteligência de homem, não aprendi a sabedoria, nem tenho o conhecimento do Santo.
Você já se sentiu assim? Sentiu que você mesmo é um peso morto na sua própria vida espiritual? Já sentiu que não tem o conhecimento de Deus que deveria ter? Já se sentiu como um peso na vida de outras pessoas?
Não são muitos os fardos que temos na vida, amados?
Mas mesmo a nós que nos portamos assim há promessa do Senhor.
Is 46:3,4
Ouvi-me, ó casa de Jacó e todo o restante da casa de Israel; vós, a quem desde o nascimento carrego e levo nos braços desde o ventre materno.  4 Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei.
Eu acho que os mais jovens entre vocês não conhecem aquela mensagem antiga, mas muito bonita, chamada “Pegadas na areia”.
Então quero ler pra vocês:
Uma noite eu tive um sonho.
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor
e através do Céu, passavam cenas da minha vida.
Para cada cena que se passava,
percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia;
Um era meu e o outro do Senhor.
Quando a última cena da minha vida passou diante de nós,
olhei para trás, para as pegadas na areia
 e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida
havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também, que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver.
Isso entristeceu-me deveras, e perguntei então ao Senhor:
"- Senhor, Tu me disseste que, uma vez que eu resolvi Te seguir,
Tu andarias sempre comigo, todo o caminho
mas, notei que durante as maiores atribulações do meu viver
havia na areia dos caminhos da vida, apenas um par de pegadas.
Não compreendo porque nas horas que mais necessitava de Ti, Tu me deixastes."
O Senhor me respondeu:
"- Meu precioso filho. Eu te amo e jamais te deixaria nas horas da tua prova e do teu sofrimento.
Quando vistes na areia, apenas um par de pegadas, foi exatamente aí que EU, nos braços...Te carreguei."
É uma mensagem muito bonita, que até certo ponto descreve o que Jesus faz por aqueles que confiam nele.
Mas só até certo ponto, irmãos, pois de acordo com a Bíblia, Jesus carrega os crentes, não apenas nos momentos difíceis. Ele faz isto a vida toda.
Conclusão e aplicação
Eu gostaria de concluir com mais uma passagem da Escritura
Sl 68:19
Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação.
Vamos agradece-lhe por causa de todos os fardos que ele tem levado por nós.
Vamos agradecer-lhe porque ele tem nos carregado.
Mas talvez você esteja trazendo um fardo, ou muitos fardos em seu coração, que não são de Deus.
Fardos que trazem angústias, e não paz, não são de Jesus.
Fardos que trazem tristezas, e não alegrias, não são de Deus.
Fardos que trazem opressão, e não liberdade, não são do Espírito Santo.
São coisas que procedem do mundo, da carne e do diabo.
Então Jesus deseja que você seja livre destes fardos.
Pode ser que você esteja carregando o fardo de um pecado não confessado a Deus. Ou de muitos pecados.
Talvez você esteja trazendo o fardo de alguma tentação, ou muitas tentações.
Talvez você esteja trazendo o fardo das preocupações, das ansiedades, das responsabilidades diante de um mundo difícil.
Talvez você mesmo se sinta um grande fardo, pra si mesmo ou para outras pessoas.
Mas você está diante de alguém amoroso, fiel e poderoso: o Senhor Jesus.
Eu quero fazer a você um convite à fé: traga os seus fardos a ele.
Coloque tudo aos pés da cruz. Confie em Jesus. Confie em sua Palavra, em suas promessas, em seus mandamentos, viva de acordo com sua vontade. Confie que ele está com você, levando seus fardos. Carregando você em seus braços. Confie nisto todos os dias da sua vida.


[1] Atualmente é publicado pela Editora FIEL
[2] 1ª Jo 5:3
[3] Ec 5:7
[4] Pv 18:1
[5] Pv 30:7-9
[6] 2ª Co 7:5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo