Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 3 de abril de 2016

Apelos à razão - 1º Rs 18:21

IPC de Pda. de Taipas
Domingo, 3 de abril de 2016
Pr. Plínio Fernandes
Meus amados, vamos ler 1º Reis 18:1-39.
Muito tempo depois, veio a palavra do SENHOR a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe, porque darei chuva sobre a terra.  2 Partiu, pois, Elias a apresentar-se a Acabe; e a fome era extrema em Samaria.  3 Acabe chamou a Obadias, o mordomo. (Obadias temia muito ao SENHOR, 4 porque, quando Jezabel exterminava os profetas do SENHOR, Obadias tomou cem profetas, e de cinquenta em cinquenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.) 5 Disse Acabe a Obadias: Vai pela terra a todas as fontes de água e a todos os vales; pode ser que achemos erva, para que salvemos a vida aos cavalos e mulos e não percamos todos os animais.  6 Repartiram entre si a terra, para a percorrerem; Acabe foi à parte por um caminho, e Obadias foi sozinho por outro.  7 Estando Obadias já de caminho, eis que Elias se encontrou com ele. Obadias, reconhecendo-o, prostrou-se com o rosto em terra e disse: És tu meu senhor Elias?  8 Respondeu-lhe ele: Sou eu; vai e dize a teu senhor: Eis que aí está Elias.  9 Porém ele disse: Em que pequei, para que entregues teu servo na mão de Acabe, e ele me mate?  10 Tão certo como vive o SENHOR, teu Deus, não houve nação nem reino aonde o meu senhor não mandasse homens à tua procura; e, dizendo eles: Aqui não está; fazia jurar aquele reino e aquela nação que te não haviam achado.  11 Agora, tu dizes: Vai, dize a teu senhor: Eis que aí está Elias.  12 Poderá ser que, apartando-me eu de ti, o Espírito do SENHOR te leve não sei para onde, e, vindo eu a dar as novas a Acabe, e não te achando ele, me matará; eu, contudo, teu servo, temo ao SENHOR desde a minha mocidade.  13 Acaso, não disseram a meu senhor o que fiz, quando Jezabel matava os profetas do SENHOR, como escondi cem homens dos profetas do SENHOR, de cinquenta em cinquenta, numas covas, e os sustentei com pão e água?  14 E, agora, tu dizes: Vai, dize a teu senhor: Eis que aí está Elias. Ele me matará.  15 Disse Elias: Tão certo como vive o SENHOR dos Exércitos, perante cuja face estou, deveras, hoje, me apresentarei a ele.  16 Então, foi Obadias encontrar-se com Acabe e lho anunciou; e foi Acabe ter com Elias.  17 Vendo-o, disse-lhe: És tu, ó perturbador de Israel?  18 Respondeu Elias: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR e seguistes os baalins.  19 Agora, pois, manda ajuntar a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas do poste-ídolo que comem da mesa de Jezabel.  20 Então, enviou Acabe mensageiros a todos os filhos de Israel e ajuntou os profetas no monte Carmelo.  21 Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.  22 Então, disse Elias ao povo: Só eu fiquei dos profetas do SENHOR, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta homens.  23 Dêem-se-nos, pois, dois novilhos; escolham eles para si um dos novilhos e, dividindo-o em pedaços, o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam fogo; eu prepararei o outro novilho, e o porei sobre a lenha, e não lhe meterei fogo.  24 Então, invocai o nome de vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por fogo esse é que é Deus. E todo o povo respondeu e disse: É boa esta palavra.  25 Disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós outros um dos novilhos, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome de vosso deus; e não lhe metais fogo.  26 Tomaram o novilho que lhes fora dado, prepararam-no e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém não havia uma voz que respondesse; e, manquejando, se movimentavam ao redor do altar que tinham feito.  27 Ao meio-dia, Elias zombava deles, dizendo: Clamai em altas vozes, porque ele é deus; pode ser que esteja meditando, ou atendendo a necessidades, ou de viagem, ou a dormir e despertará.  28 E eles clamavam em altas vozes e se retalhavam com facas e com lancetas, segundo o seu costume, até derramarem sangue.  29 Passado o meio-dia, profetizaram eles, até que a oferta de manjares se oferecesse; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.  30 Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; Elias restaurou o altar do SENHOR, que estava em ruínas.  31 Tomou doze pedras, segundo o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual viera a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome.  32 Com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR; depois, fez um rego em redor do altar tão grande como para semear duas medidas de sementes.  33 Então, armou a lenha, dividiu o novilho em pedaços, pô-lo sobre a lenha 34 e disse: Enchei de água quatro cântaros e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. Disse ainda: Fazei-o segunda vez; e o fizeram. Disse mais: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez.  35 De maneira que a água corria ao redor do altar; ele encheu também de água o rego.  36 No devido tempo, para se apresentar a oferta de manjares, aproximou-se o profeta Elias e disse: Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas.  37 Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo saiba que tu, SENHOR, és Deus e que a ti fizeste retroceder o coração deles.  38 Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego.  39 O que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus!
Por volta de 850 AC, a situação política, social, e principalmente espiritual de Israel era das piores. Anos antes, as tribos do norte haviam se separado das tribos do sul. As tribos do sul, a partir de então passaram a ser chamadas Judá, e as do norte, Israel.
Como a capital do reino, Jerusalém, na qual ficava o templo do Senhor, estava no reino de Judá, os de Israel instalaram uma nova capital, Samaria e nela um novo templo, que desde o início foi contaminado pela mistura de adoração a JAVÉ, o Deus verdadeiro, que mais tarde se revelou em Jesus Cristo, e outros deuses.
Tudo se tornou ainda mais difícil quando Acabe, rei de Israel, casou-se com Jezabel, filha de um sacerdote idólatra, que adorava ao falso deus Baal, o deus da fertilidade dos cananeus, e a deusa Astarote. A adoração a estes deuses envolvia a prática da imoralidade, e muitas vezes o sacrifício de crianças.
Acontece que a rainha Jezabel era uma adoradora devota destes deuses, por isto passou a matar os profetas de JAVÉ. Os profetas de Baal, que eram cerca de 450, passaram a ser sustentados pelo governo, e a adoração a JAVÉ foi proibida. A nação israelita, portanto, caiu na idolatria, na imoralidade e em toda sorte de pecados.
Poucos foram os israelitas que não dobraram os joelhos diante de Baal. Dos profetas do Senhor, um dos poucos que escapou foi Elias, que durante muito tempo ficou fora do alcance do rei, até que Deus lhe ordenou o confronto a respeito do qual lemos neste capítulo
De acordo com a ordem de Deus, Elias mandou chamar o rei, os profetas de Baal e aos israelitas; que todos estivessem presentes, em certo dia, no Monte Carmelo; um lugar alto, grande e espaçoso.
Quando todos estavam lá, o profeta do Senhor perguntou, conforme o v. 21:
“Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o.”
Como ninguém lhe respondeu palavra alguma, Elias submeteu a verdade de sua mensagem a uma prova: o Deus que enviasse fogo do céu seria o Deus verdadeiro.
Não foi uma prova leviana. No v. 36, Elias diz que fez isto de acordo com o mandamento que recebera do Senhor.
Quando o Senhor enviou fogo do céu em resposta à oração de Elias, os israelitas se prostraram, reconhecendo que o Senhor é Deus.
Vamos meditar nas palavras de Elias, o mensageiro do Senhor, dirigidas a Israel, conforme registras do v. 21.
Aqui o Espírito Santo que nele estava apela à razão do povo israelita no sentido de que eles parem, pensem e façam a coisa certa.
Estes mesmos apelos que ele faz a Israel são válidos para todos os homens.
Quais são estes apelos?
1º apelo: que em nossa vida espiritual, em nosso relacionamento com o Senhor, tenhamos o pensamento, firme, somente nele.
–“Até quando coxeareis entre dois pensamentos?”
Coxear significa “claudicar, andar mancando”.
Eu me entristeço quando vejo uma pessoa coxa andando.
Talvez por um problema de nascença, talvez uma enfermidade, ou um acidente, uma pessoa coxa anda de modo desajeitado, sem uma linha reta, não tem firmeza, vai um pouco para um lado, um pouco para o outro, anda com dificuldade, e se levar um esbarrão, pode cair facilmente.
Assim estavam os israelitas com relação a Deus: sabiam que o Senhor é o único e verdadeiro Deus, que ele é o criador, o sustentador do universo, o salvador; mas diante das pressões do mundo estavam se deixando levar pelos ídolos.
E isto não era novidade a história bíblica.
Lembram-se da esposa de Ló? Ele e sua família foram ordenados que saíssem rapidamente de Sodoma, pois aquela cidade depravada seria destruída, e que não olhassem para trás.
Mas a esposa de Ló não resistiu, e quando voltou-se para “um último adeus” foi transformada num montão de sal; não teve firmeza para olhar somente adiante e ficou prostrada no caminho.[1]
Na vida com Deus não se pode ser assim.
Quando Tiago nos ensinou a orar de modo agradável ao Senhor, a fim de que nossas orações sejam atendidas, ele disse que se o nosso coração estiver dividido, se o nosso pensamento não for firme para com Deus, as nossas orações não serão atendidas.
Tg 1:7, 8
Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.
Mas existem muitos cristãos que se comportam exatamente desta maneira.
Têm a mente dividida, são pessoas de alma inconstante, de coração inconstante. Até certo ponto, querem servir a Deus, mas ao mesmo tempo sentem-se atraídos pelas coisas deste mundo.
Muitas vezes até oram, leem a Bíblia, comparecem às reuniões da igreja, se emocionam com as coisas de Deus, tomam decisões, mas logo esquecem.
Pois o mundo exerce uma forte atração sobre eles. Sentem-se atraídos pela sensualidade, pelos pecados da carne. Desejam ser populares diante dos amigos. Sentem-se atraídos pelo desejo dos bens materiais, de posição. Sentem-se inclinados a fazer a vontade dos homens. Sentem-se atraídos pelo pecado. Estão pecando.
Veja o que diz Jesus em Mt 6:24:
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
A palavra aborrecer, ou odiar, significa literalmente “virar as costas”, ou desprezar, dar menos valor.
Aquele que quer servir a Deus e a si mesmo está dividido, está em conflito interior, tem a mente dividida, e deste modo não tem alegria de servir a Deus com fidelidade; não tem verdadeira fé.
Mas o Senhor faz uma promessa àqueles cuja mente esta firmada nele.
Is 26:3
Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.
2º apelo: Que nas coisas de Deus, tenhamos um pensamento lógico; que usemos a razão
– “Se o Senhor é Deus, segui-o; se Baal, segui-o.”
“Pensem um pouco: quem é o Deus verdadeiro? É o Senhor ou é Baal?”
É o Senhor, cujo nome é JAVÉ, o eterno, aquele que permanece, aquele que é fiel, o todo poderoso.
Quem é o criador? Quem é que nos criou? É o Senhor, ou são os ídolos?
Quem é que nos dá saúde? O trabalho, o pão de cada dia: é Jesus, ou são os homens?
Quem é que entregou sua vida na cruz, por nós, por causa dos nossos pecados? É Jesus, ou são os conhecidos da escola?
É Jesus, ou são os pecadores que nos arrastam para o mal?
Quem é que nos dá vida eterna?
Quem é que nos dá verdadeiras riquezas, onde a traça e a ferrugem não corroem, onde os ladrões não roubam?
Quem é que nos dá verdadeira felicidade, satisfação para a alma, paz no coração? É Jesus, ou algum rosto bonito? É Jesus, ou são os desejos do corpo?
É Jesus ou são os políticos?
Quem é digno de nosso amor, de nossa consagração, de nosso serviço: é Jesus, ou são as coisas passageiras deste mundo?
Quem é que pode nos dar alegria verdadeira e paz na consciência? É Jesus, ou são os prazeres transitórios do pecado?
Ora, se usarmos a razão, se apenas pensarmos um pouco, chegamos à conclusão de que o Senhor (o Pai, o Filho, o Espírito Santo), o Senhor somente é Deus.
Os homens não podem nos dar salvação, bem estar, vida, felicidade - pois como escreve Jeremias, “maldito o homem que confia no homem”.[2]
Os ídolos não podem nos dar salvação – mesmo que nas religiões idólatras ocorram fenômenos sobrenaturais, tais como curas e coisas parecidas, a Bíblia nos diz que isto é obra de demônios, e não do Senhor.[3]
Os prazeres do pecado, o dinheiro, os bens materiais, estas coisas não podem nos trazer salvação.
Então, de que adianta o homem fazer tudo o que desejar, ter tudo o que deseja, ganhar o mundo inteiro e perder a própria alma? [4]
Mas o Senhor é quem pode dar salvação e muito mais: alegria, paz, amor, tranquilidade, suprir cada necessidade.
3º Apelo: que tenhamos um pensamento responsável
– “Se o Senhor é Deus, segui-o; se Baal, segui-o”.
Isto porque diante destas duas realidades que se confrontam, uma decisão devemos tomar.
Não podemos ser indiferentes. De um lado, o Senhor se revela a nós, reclamando
Ele deseja todo o nosso amor
Ele ordena toda a nossa obediência,
Ele requer toda a nossa fidelidade
De outro lado, Baal: o mundo, os desejos do corpo, a fascinação do mal.
Não podemos ficar neutros.
Ou seguimos ao Senhor, ou desprezamos ao Senhor.
Ou amamos ao Senhor, ou o odiamos.
A multidão não respondeu nada.
Não queria seguir ao Senhor.
Muitos religiosos fazem assim: escolhem o mundo, o pecado, a vaidade.
Não são dignas do Senhor.
Estão espiritualmente cegos, inimigos de Deus no entendimento.
Mas o que tem os olhos da alma abertos, este escolhe ao Senhor.
Conclusão e aplicação
Talvez alguém possa perguntar: e hoje, que sinal havemos de ter, para para que também creiamos que o Senhor é realmente Deus?
O sinal ele já nos deu.
Vamos ler Mateus 12:38-40
Então, alguns escribas e fariseus replicaram: Mestre, queremos ver de tua parte algum sinal.  39 Ele, porém, respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas.  40 Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.
Como podemos saber que ele é Deus?
Ele disse que iria morrer, mas depois de três dias iria ressuscitar, para a salvação de todo aquele que crê.
Ele morreu e ressuscitou.
Tenha um pensamento firme: sirva somente a Jesus.
Tenha um pensamento lógico: só Jesus é o Senhor.
Tenha um pensamento responsável: sirva somente a Jesus.




[1] Gn 19:26
[2] Jr 17:5
[3] 1ª Co 10:20
[4] Mc 8:36

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo