Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Três propósitos para o próximo ano - 2ª Tm 3-4:5

IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 28 de dezembro de 2014
Pr. Plínio Fernandes                     Baixe em EPUB     Baixe em Mobi      Baixe em PDF
Eu tenho duas razões em mente para tomar este texto como base para nossa meditação neste último domingo:
A primeira é que recentemente, em nossa reunião do Presbitério, quando estávamos avaliando o crescimento de nossas igrejas, entendemos que deveríamos tomar certas medidas a fim de que cumpramos melhor a vontade de Deus para nosso ministério e nossas igrejas.
E uma delas é trabalhar com um propósito mais claro, no sentido de ter como objetivo o crescimento de nossas igrejas.
Para que cresçamos em todos os sentidos, cumprindo assim a vontade de Deus revelada nas Escrituras, devemos “saber onde queremos chegar”, e trabalhar por isto conscientemente.
A segunda razão é que normamente, a iniciar um novo ano, muitos de nós temos o hábito de definir alvos para nossa vida pessoal, em todas as suas áreas.
E quando Paulo escreveu esta carta a Timóteo, aliás, esta foi sua última carta, ele recomendou ao seu amado filho na fé certas coisas que deveriam ser metas por toda a sua vida.
Leiamos então o texto
 Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, 2 pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes,3 desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, 4 traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, 5 tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. 6 Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões, 7 que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade. 8 E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé; 9 eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles. 10 Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança, 11 as minhas perseguições e os meus sofrimentos, quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra, -- que variadas perseguições tenho suportado! De todas, entretanto, me livrou o Senhor. 12 Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. 13 Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. 14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste 15 e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. 16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. 4:1 Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: 2 prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. 3 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; 4 e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. 5 Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.
As palavras do apóstolo Paulo aqui fazem um contraste enorme com muitos livros e artigos escritos atualmente e que nos descrevem o que é uma igreja, ou um pastor bem sucedido.
A Palavra de Deus nos diz aqui que os últimos dias – e isto, no Novo Testamento é uma referência aos dias que se iniciaram com a primeira vinda de Jesus até à sua volta para o dia do juízo final – estes dias que estamos vivendo são tempos difíceis, trabalhosos.
Tempos caracterizados pelo egoísmo, pela arrogância, pelo desrespeito, pela falta de temor a Deus; pela hipocrisia; pela falsa devoção a Deus, pela falsa religiosidade – crentes nominais, que, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, resistem à Palavra de Deus.
Tempo de ventos contrários à verdadeira fé. São os dias em que estamos vivendo
Agora, em meio a todos estes ventos contrários, tempos difíceis, o apóstolo Paulo diz que Timóteo deve ser diferente – veja o versículo: 14.
“Tu, porém”, “mas você...” – a ideia é contraste, diferença – “Você não deve ser como os outros, não deve seguir os que se opõem, não deve se amoldar a estes tempos, seja diferente, e faça diferença”.
E esta diferença tem um fundamento: a Palavra de Deus, o compromisso que você tem com ela.
Esta mesma atitude comprometida, amados, nós também devemos ter, e é sobre como este compromisso com a Palavra de Deus que desejo meditar com vocês.
Dentro de nosso compromisso com a Palavra de Deus, desejo motivá-los a terem três propósitos específicos para o próximo ano.
1. Neste próximo ano, vou conhecer mais as Escrituras – v. 14
Paulo aqui se refere ao fato de que Timóteo era um homem privilegiado, pois desde sua infância havia aprendido, tanto de sua mãe como de sua avó, judias tementes a Deus[1], as sagradas letras.
O costume dos israelitas era o de fazer com que até os doze anos as crianças conhecessem muito bem a lei de Deus, um conhecimento que cresceria muito mais ao longo de toda a vida, de modo que se cumprissem neles as palavras de Provérbios 22 – eles nunca se desviariam dos caminhos de Deus.
Timóteo era um destes privilegiados filhos da nação escolhida que conhecia profundamente as Escrituras.
E mesmo tendo aprendido desde pequeno nesta carta Paulo o encoraja a conhecê-las cada vez mais.
Veja 2:15:
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Assim como era importante, para Paulo e Timóteo, o conhecimento das Escrituras, também para nós.
Existem pelo menos quatro razões para conhecermos as Escrituras, mencionadas aqui em nosso texto.
1. Elas são inspiradas por Deus – 3:16
São Palavra de Deus para nós; ao abrirmos as Escrituras, elas são Deus falando conosco.
Quero relacionar esta verdade com a maneira que Jesus diz, o Espírito Santo atua em nossa vida, conforme João 14:26.
Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.
São as coisas que aprendemos através da Palavra de Deus que o Espírito Santo nos vem recordar. Uma vida cheia do Espírito é uma vida segundo aquilo que aprendemos de Deus.
2. Elas nos mostram o caminho da salvação pela fé em Jesus – v. 15
3. Elas nos são úteis para o crescimento na santificação: o desenvolvimento do caráter – v. 16
4. Elas nos capacitam a viver de acordo com a vontade de Deus em cada área de nossa vida – toda boa obra – v. 17
Tudo quanto necessitamos para viver está aqui na Palavra de Deus.
Dentro deste contexto, vale também a pena citar as palavras de Moisés ao de Israel a respeito da lei do Senhor em sua última mensagem a eles.
Dt 32:46, 47
Disse-lhes: Aplicai o coração a todas as palavras que, hoje, testifico entre vós, para que ordeneis a vossos filhos que cuidem de cumprir todas as palavras desta lei. 47 Porque esta palavra não é para vós outros coisa vã; antes, é a vossa vida; e, por esta mesma palavra, prolongareis os dias na terra à qual, passando o Jordão, ides para a possuir.
Note a força das palavras de Moisés. “Esta Palavra”, disse ele, “é a sua vida. Então aplique o seu coração a ela. Ensine-a aos seus filhos. Obedeça, viva por ela”.
Neste próximo ano, tenha este propósito: faça tudo o que você puder para conhecer mais profundamente a Palavra de Deus.
Por exemplo:
Você pode separar um tempo diariamente, para ler mais a Bíblia.
Você pode se utilizar de livros escritos para ajudá-lo a compreender mais a Palavra de Deus (ex. os “Meditações nos Evangelhos” de J. C. Ryle).
Você pode também se utilizar das revistas da Escola Dominical: são tantas e excelentes as lições que estaremos estudando neste próximo ano, com o propósito de conhecermos mais ao Senhor e sua vontade para nós.
Você pode usar os textos diários das revistas da Escola Dominical para suas práticas devocionais, isto é, o seu culto pessoal ao Senhor.
Você pode também ser um aluno assíduo e participativo da Escola Dominical
Você pode também participar dos cultos dominicais, tanto pela manhã quanto à noite – a sua frequência depende, em noventa e nove por cento dos casos, do tamanho de seu desejo de servir e conhecer a Deus.
Você também pode participar dos acampamentos que a igreja promove, das atividades das sociedades internas, por exemplo, os cultos semanais nos lares.
Todas estas atividades da igreja tem uma finalidade: fazer com que você conheça mais a Palavra de Deus, pois ela é a coisa mais importante de sua vida: ela é a sua vida.
2. Neste próximo ano, vou viver mais as Escrituras – v. 14
Não se esqueça do que está escrito. Não se desvie do que está escrito. Não se afaste do que está escrito. Viva de acordo com o que está escrito.
Paulo reconhece que isto é “nadar contra a maré”. Mas ao mesmo tempo relembra que viver de acordo com as Escrituras é viver de acordo com Deus.
Isto significa salvação para a alma. Significa vida santificada. Significa vida reta e abençoada.
Eu quero trazer à nossa memória duas promessas do Senhor aos que são comprometidos com sua Palavra:
Mt 5:10-12
Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.  11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. 12 Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.
Você estará em boa companhia, você será parecido com Jesus, você está destinado ao reino dos céus.
Jo 15:7
Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.
Você terá suas orações sempre respondidas
Neste próximo ano, tenha este compromisso:
“Vou crer mais na Bíblia Sagrada”. Vou obedecer mais. Orar mais
Dentro daquilo que for o seu caso, diga consigo mesmo na presença de Deus:
Amarei mais. Serei mais puro. Serei mais paciente. Serei mais misericordioso. Mais fiel nos dízimos. Mais assíduo à casa de Deus. Falarei mais coisas que edifiquem e abençoem.
Ao iniciar este novo ano, examine...
Seu coração: você não precisa ser mais santo em seus sentimentos? Mais santo em seus relacionamentos? Você não precisa ser menos egoísta, menos interesseiro, menos mundano, menos materialista?  Você não precisa ser mais honesto, mais verdadeiro?
Examine seus pensamentos, seus propósitos, seus alvos.
Passe sua vida a limpo, e limpe, abandone pecados. Reavive a chama do dom de Deus que há em você.
3. Neste próximo ano, vou falar mais das Escrituras – 4:1-5
Fale, a tempo e fora de tempo, quer seja oportuno, quer não – quer dizer, não perca tempo, não perca oportunidade.
Neste falar, faça o que a Palavra diz: ensine, corrija, repreenda, exorte – com paciência e ensino.
Mas fale.
Nós temos aqui duas razões para falar:
1. Deus há de julgar todas as pessoas, e este julgamento será baseado na vontade de Deus revelada ao homem.  – v. 1
2. A atitude do homem para com a Palavra de Deus será sua salvação ou sua perdição
Muitos se recusarão – eles seguirão seus caminhos: vs. 3:9, 13.
Mas há os que ouvirão – há os Timóteos, as Loides, as Eunices, os Paulos – há os crentes, os “sete mil que não se dobraram diante de Baal”.
Então fale. Fale no trabalho Fale em casa. Fale pelo telefone. Fale na igreja. Fale a Palavra de Deus. Fale o que edifica, que promove a vontade de Deus.
Conclusão e aplicação
Amados, enquanto estamos em nossa caminhada para o céu, existem muitas tentações diárias que nos cercam e procuram nos desviar de nosso alvo. Mas eu quero sugerir que a grande tentação, a maior de todas é esta: a de nos envolvermos tanto não só com as dificuldades de nossos tempos, mas também com coisas boas e legítimas, que nos desviamos de nossos propósitos.
Vamos permanecer em nossos propósitos. Três compromissos:
Neste próximo ano, vou conhecer mais as Escrituras.
Neste próximo ano, vou viver mais as Escrituras.
Neste próximo ano, vou falar mais as Escrituras.



[1] Cap. 1:5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo