Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Encorajamentos - Is 55

IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 16 de fevereiro de 2014
Pr. Plínio Fernandes
Queridos irmãos, vamos ler Isaías 55
Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro , vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.  2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares.  3 Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi.  4 Eis que eu o dei por testemunho aos povos, como príncipe e governador dos povos.  5 Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para junto de ti, por amor do SENHOR, teu Deus, e do Santo de Israel, porque este te glorificou.  6 Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.  7 Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.  8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, 9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.  10 Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, 11 assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.  12 Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.  13 Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça crescerá a murta; e será isto glória para o SENHOR e memorial eterno, que jamais será extinto.
Neste texto, o Espírito do Senhor está como que “abrindo os braços a todos os homens”, convidando todos os homens a entrarem naquilo que ele chama de “Aliança com Deus”.
Ele diz:
“Vocês que estão com sede, venham a mim”.
“Vocês que estão com fome mas não têm dinheiro, venham a mim”
“Venham comprar sem dinheiro e sem pagamento”
“Porque gastar o dinheiro naquilo que não é pão?”
“Porque gastar o produto de seu trabalho naquilo que não satisfaz?”
O que ele está dizendo com estas palavras é que é possível gastarmos nossas energias, nosso tempo, a nossa vida, naquilo que não pode trazer verdadeira alegria, verdadeiro contentamento e satisfação.
Então ele exorta:
“Não estraguem assim suas vidas...”.
“Deixem seus caminhos errados para trás...”.
“Voltem-se para mim; farei com vocês uma aliança eterna, um pacto que nunca quebrarei, e através do qual cobrirei suas vidas com as ricas misericórdias que prometi a meu servo Davi...”.
Em todo o capítulo o Senhor convida os homens a entrarem nesta aliança, e ternamente mostra o porquê é proveitoso para o homem o responder a este convite.
Hoje eu desejo principalmente me dirigir a vocês que já atenderam a este convite, e com base no fato de que têm esta aliança com Deus, tomar as verdades aqui reveladas para encorajá-los em seu andar com o Senhor.
1. Desejo encorajá-los a confiar na sabedoria do Senhor
vs. 8,9
8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, 9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.  
Nestes vs., ao falar-nos do por que não devemos andar em nossos próprios caminhos, segundo nossos próprios pensamentos, tomando nossas próprias decisões, o Senhor nos diz que os pensamentos, os caminhos, isto é, os meios através dos quais ele trabalha para alcançar seus propósitos, são muito superiores, são muito melhores do que os nossos.
Assim como os céus são mais muito altos do que a terra, os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos.
Podemos dizer que são infinitamente superiores aos nossos
Uma primeira razão é que a mente do Senhor é perfeita, a nossa não.
O Senhor pensa com clareza, não tem as dificuldades de discernimento provocadas pela nossa natureza pecaminosa, nem por nossas fraquezas físicas, às quais nosso cérebro está completamente ligado.
O Senhor também é perfeito em santidade, de modo que seu juízo é sempre reto, sua avaliação das coisas é sempre justa.
Os planos de Deus são melhores: os caminhos através dos quais ele alcança seus intentos
Uma segunda razão é que o Senhor tem um conhecimento completo, integral, de nossa vida como um todo.
Ele sabe tudo quanto acontece conosco, com as outras pessoas, direta ou indiretamente envolvidas em nossa vida.
Sabe tudo quanto acontecerá.
Sabe o passado, o presente e o futuro.
Conhece nossas necessidades, forças, fraquezas, limitações.
Sabe o que é melhor para nós
Conhece em que área de nossa vida precisou crescer
Conhece as necessidades de nossa fé
E ele nos faz em sua palavra uma gloriosa promessa dizendo: todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus... (Rm 8:28).
Até mesmo quando as coisas se tornam além de nossa capacidade de lidart, amedrontadoras, podemos ter a certeza de que tudo faz parte do amoroso e sábio propósito de Deus de nos abençoar.
Por exemplo, vamos ler Marcos 4:41b.
“Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?”
São palavras dos discípulos, quando maravilhados eles viram o Senhor fazer cessar uma furiosa tempestade no mar da Galiléia, apenas pelo poder da sua palavra.
Eles já conheciam a Jesus, confiaram nele a ponto de terem deixado tudo para segui-lo, porém o Senhor desejava levá-los a um conhecimento, a uma confiança maior ainda.
Que soubessem e experimentassem que quando se está com Deus, se está com aquele que é maior que as tempestades, que até os ventos e o mar lhe obedecem.
Naquele dia, os discípulos saíram daquele barco maiores e melhores, pois foram enriquecidos no conhecer a Jesus.
Como Jesus foi sábio ao lhes dar esta lição tão palpável, tão objetiva!
Meu irmão, confie na sabedoria do seu Deus. Mesmo em meio a situações que você não entende, pois os pensamentos dele são bem melhores que os nossos.
2. Eu desejo encorajá-lo a confiar na palavra de Deus
Nos vs. 10,11, o Senhor faz uma promessa:
“Nada do que sair de minha boca será em vão”
“Nada do que eu digo cairá por terra sem produzir o seu devido fruto...”.
Confiar na palavra de Deus, é claro, significa confiar em tudo o que Deus é, porque cada pessoa se revela por meio daquilo que fala.
Confiar na palavra de Deus é confiar no caráter de Deus: em sua bondade, sua justiça, sua misericórdia.
E também é confiar no que Deus faz, pois desde a criação tudo o que Deus faz, é pelo poder de sua palavra.
É por meio de sua palavra que ele criou e sustenta todas as coisas do universo
É também pelo poder de sua palavra que ele nos regenerou, e fez de nós uma nova criação.
Há dois aspectos da palavra de Deus que desejo destacar:
As promessas da palavra - elas não voltam vazias
E quanto às promessas, podemos dizer que existem promessas tanto para os que não amam a Deus quanto para os que amam.
Para os que não amam a Deus, as promessas são de juízo e castigo.
Mas para os que amam, são promessas de bênção.
Até mesmo quando as coisas se tornam especialmente difíceis, podemos ter a certeza de que cada promessa dada por Deus se cumprirá.
Mesmo quando parece que o mal irá triunfar, que o pecado prevalecerá, podemos ter a certeza de que Deus é fiel, que ele tem tudo sob sua direção, e que sua palavra irá permanecer em pé.
Mais um exemplo. Vamos ler alguns versículos em Êxodo:
Êx 3:6-10
6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.  7 Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; 8 por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu.  9 Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo.  10 Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.
Nos vs.19 e 20, Deus continua...
19 Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir se não for obrigado por mão forte.  20 Portanto, estenderei a mão e ferirei o Egito com todos os meus prodígios que farei no meio dele; depois, vos deixará ir.
Mais um texto
Êx 5:1-5
Depois, foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto.  2 Respondeu Faraó: Quem é o SENHOR para que lhe ouça eu a voz e deixe ir a Israel? Não conheço o SENHOR, nem tampouco deixarei ir a Israel. 3 Eles prosseguiram: O Deus dos hebreus nos encontrou; deixa-nos ir, pois, caminho de três dias ao deserto, para que ofereçamos sacrifícios ao SENHOR, nosso Deus, e não venha ele sobre nós com pestilência ou com espada.  4 Então, lhes disse o rei do Egito: Por que, Moisés e Arão, por que interrompeis o povo no seu trabalho? Ide às vossas tarefas.  5 Disse também Faraó: O povo da terra já é muito, e vós o distraís das suas tarefas.  6 Naquele mesmo dia, pois, deu ordem Faraó aos superintendentes do povo e aos seus capatazes, dizendo: 7 Daqui em diante não torneis a dar palha ao povo, para fazer tijolos, como antes; eles mesmos que vão e ajuntem para si a palha.  8 E exigireis deles a mesma conta de tijolos que antes faziam; nada diminuireis dela; estão ociosos e, por isso, clamam: Vamos e sacrifiquemos ao nosso Deus.  9 Agrave-se o serviço sobre esses homens, para que nele se apliquem e não deem ouvidos a palavras mentirosas.
Esta história se repetiu várias vezes; Moisés e Arão ficavam desanimados, mas sempre vinha a palavra do Senhor.
Êx 7:2-4
2 Tu falarás tudo o que eu te ordenar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó, para que deixe ir da sua terra os filhos de Israel. 3 Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas.  4 Faraó não vos ouvirá; e eu porei a mão sobre o Egito e farei sair as minhas hostes, o meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes manifestações de julgamento.
Moisés e Arão perseveraram em crer na palavra do Senhor. E segundo a fidelidade do nosso Deus, a palavra se cumpriu. Através de uma série de juízos do Senhor o faraó finalmente permitiu que Israel fosse livre.
Irmão, as circunstâncias estão difíceis? As pessoas são duras de coração? Mas, afinal de contas, quem é que tem nas mãos o coração de cada ser humano? O Senhor não pode inclinar a cada um segundo o seu querer?
Então, abandone a tristeza, a incredulidade, o desânimo. Coragem!
Nunca duvide do poder de Deus, das promessas de Deus.
Simplesmente obedeça a palavra de Deus, mesmo que os homens sejam duros.
3. Eu desejo encorajá-lo a confiar no amor de Deus por você
Em 3 versículos, pelo menos, o Senhor fala das riquezas de sua graça para conosco.
No v. 3 - As fiéis misericórdias prometidas a Davi
“Misericórdia” é uma palavra que descreve compaixão, consciência de nossas necessidades (na realidade, de nossa miséria), e a ação de Deus para vir ao nosso encontro.
Agora repare que misericórdia está no plural - nossa vida está repleta das misericórdias de Deus
No v. 7, o Senhor nos diz que é rico em perdoar.
O Senhor perdoa nossos pecados
Mas não é um perdão regrado, miserável, sem vontade de perdoar.
É perdão rico: pleno, abundante.
Sl 103:12
Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.
Ele perdoa e esquece
Mq 7:18
Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia.
Agora veja o v. 12 de nosso texto básico
Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.
Alegria e paz
Você vai à presença de Deus, e o resultado é alegria, satisfação, contentamento.
Você vai à presença de Deus, e o resultado é ser guiado, orientado, ser conduzido em paz.
Jr 29:11
Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.
Conclusão e Aplicação
1. Quero me dirigir a você que tem uma aliança com o Senhor
- Confie na sabedoria do seu Deus
- Confie na palavra do seu Deus
- Confie no amor do seu Deus
Ame, obedeça, espere no seu Deus - deixe as mãos dele conduzirem o seu destino
2. Mas, se você não tem esta aliança com ele, venha, sem dinheiro, sem pagamento
Achegue-se a Deus por meio da fé em Jesus.
Sabe por que Jesus se deixou levar para a cruz?
Vamos ver a explicação que ele nos deu?
Mt 26:28
Porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.
Confie em Cristo como aquele que morreu por você, por causa dos seus pecados.
Confie em Jesus Cristo como aquele que com a sua vida entregue na cruz sofreu o castigo que era seu, e desta maneira abriu para você o caminho desta aliança com Deus.
Por meio da fé em Jesus, entre nesta aliança da graça de Deus, e viva com Deus para sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo