Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 3 de novembro de 2013

As faculdades espirituais dos nossos filhinhos – Mt 19:13-15

Igreja Evangélica Presbiteriana
Domingo, 3 de novembro de 2013
Pr. Plínio Fernandes
Meus amados, vamos ler Mateus 19:13-15
13 Trouxeram-lhe, então, algumas crianças, para que lhes impusesse as mãos e orasse; mas os discípulos os repreendiam.  14 Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus.  15 E, tendo-lhes imposto as mãos, retirou-se dali. 
Em seu livro “Senhor, em que posso te servir?”, o conhecido cantor Marcos Witt conta sobre a importância das reuniões da igreja em sua formação espiritual.
Seus pais dirigiam uma instituição voltada para a edificação da igreja, em que havia um conjunto de instalações nas quais os pregadores eram abrigados.
Ele diz:
“Este complexo humilde de edifícios foi muito importante na minha infância. Foi neste lugar que tive os meus primeiros encontros com Deus... Em uma dessas ocasiões, quando tinha 8 anos de idade, senti fortemente o chamado de Deus de uma maneira absoluta e definitiva. Sentado por muitas horas naqueles bancos duros e frios desse lugar (meus pais me obrigavam a ficar ali), ouvia um pregador depois do outro – por muito tempo – até perceber que desejava ser um deles no futuro. Com oito anos não me preocupava como chegaria ser um pregador, nem onde, nem quando; a única coisa que sabia era que havia um ardor e uma urgência em meu pequeno coração: o mundo tinha que saber das boas novas da salvação em Cristo Jesus”.[1]
A experiência deste então menino é uma ilustração muito boa de certas verdades que aprendemos na Palavra de Deus acerca do valor que nossos pequeninos têm aos olhos dele, e das responsabilidades que temos de conduzi-los em seu relacionamento com o Senhor.
No texto de hoje, lemos que algumas pessoas levaram algumas crianças para que Jesus as abençoasse.
Porém os discípulos, que sempre demonstravam zelo, mas nem sempre entendimento, começaram a repreender estas pessoas.
Talvez pensassem que as crianças não eram tão importantes quanto os adultos, ou que poderiam atrapalhar, com suas “criancices”.
Mas o fato é que Jesus se indignou com a atitude dos discípulos, e os repreendeu.
Pois ele queria abençoar as crianças, às quais ele ama, e além disto, as descreveu como gente com alma, a quem pertence o reino dos céus.
Em nossa tradição evangélica, sempre reconhecemos a importância de ensinar aos nossos filhos o caminho pelo qual eles devem andar, de maneira que nunca venham a se desviar.[2]
Isto inclui o nosso ensino informal e também formal, a partir de nossos lares, e também as atividades da igreja, específicas para crianças.
Mas muitas pessoas, diante destas coisas, não consideram que seja também importante a participação de nossos pequeninos nos cultos.
Pensam que na primeira infância eles não têm a capacidade necessária, seja intelectual, seja a disciplina, para se assentarem e participar com os adultos.
Mas será que isto é verdade?
A minha resposta é que este é um pensamento errado, por várias razões, e entre elas, esta na qual vamos nos concentrar: nossos filhinhos são possuidores de faculdades espirituais, e pela graça de Deus operando em suas vidas, têm capacidade de receber das coisas do Senhor, e também servi-lo.
Por isto, devem participar dos cultos conosco.
Antes de considerar as capacidades de nossos filhos, gostaria de enfatizar o que eles representam aos olhos do Senhor
1. Nossos filhinhos pertencem a Deus
Há um sentido, naturalmente, que todas as crianças pertencem a Deus, pois ele é o Deus de todos os viventes [3]; e todas as crianças têm necessidades e faculdades espirituais; mas hoje eu gostaria de citar algumas palavras do Senhor que chamam nossa atenção para o que a Bíblia diz sobre os filhos do povo da aliança.
Nossos filhinhos pertencem a Deus num sentido muito especial.
Nos dias do profeta Ezequiel o Espírito Santo repreendeu o povo de Jerusalém por um pecado horrendo: eles haviam oferecido seus filhos aos deuses pagãos.
Ez 16:20, 21  
Demais, tomaste a teus filhos e tuas filhas, que me geraste, os sacrificaste a elas, para serem consumidos. Acaso, é pequena a tua prostituição?  21 Mataste a meus filhos e os entregaste a elas como oferta pelo fogo”.
Veja a que ponto podem chegar as abominações daqueles que se afastam de Deus.
Por causa deste e de outros pecados, o Senhor enviou sua amorosa, mas terrível disciplina contra a cidade de Jerusalém, entregando-a a inimigos ainda mais perversos do que eles.
Mas eu desejo destacar a maneira como o Senhor se refere aos filhos do povo da aliança – no v. 20 ele diz: “teus filhos”. No v. 21 ele diz: “meus filhos”.
Meus irmãos, que altíssima honra nós, pais cristãos, temos ao saber que nossos filhos são assim tão amados por Deus.
São crianças que têm o privilégio de aprender as sagradas letras desde a infância, de crescer num ambiente de fé, amor, proteção, justiça, santidade, de valorização da igreja e da família. Um ambiente cristão é tudo de bom na vida de uma criança.
Crianças assim se tornam espiritual e emocionalmente seguras.
Aprendem a viver com o propósito de amar e servir a Deus, seja qual for a sua vocação.
Por isto o apóstolo Paulo escolheu uma palavra muito forte para descrever o pensamento de Deus a respeito dos nossos filhos.
1ª Co 7:14
“Porque o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa, e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente. Doutra sorte, os vossos filhos seriam impuros; porém, agora, são santos”.
O cônjuge incrédulo é santificado no sentido de que é colocado sob a benção de Deus por causa da convivência com o crente.
Naturalmente não entendemos que o texto está ensinando o casamento entre crentes e incrédulos, mas apenas levando em consideração que muitas vezes apenas um dos cônjuges se converte a Jesus.
Mas, o que ele diz a respeito dos filhos dos crentes, mesmo que apenas um dos pais o seja? Que seus filhos são santos, isto é, são pessoas separadas das demais, para pertencerem ao Senhor.
No sentido mais especial que pudermos dar a este conceito, de uma forma que não pode ser superestimada, nossos filhos pertencem a Deus.
Isto é o que reconhecemos quando os apresentamos ao batismo e fazemos nossos votos solenes, no sentido de orar com eles e por eles, de trazê-los à igreja, de ensiná-los com nossas palavras e com nosso exemplo, a amar e confiar e na Bíblia, de educá-los amorosamente na disciplina e na admoestação do Senhor.
E por outro lado, se formos negligentes no cuidado com nossos filhos, estaremos sendo negligentes no cuidado com pequeninos que pertencem a Deus.
2. Nossos filhinhos têm faculdades espirituais
2.1. Uma criancinha tem capacidade de louvar a Deus
Mt 21:15, 16
Mas, vendo os principais sacerdotes e os escribas as maravilhas que Jesus fazia e os meninos clamando: Hosana ao Filho de Davi!, indignaram-se e perguntaram-lhe:  16 Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor”?
Eram os últimos dias de Jesus antes de ser crucificado.
E quando estava entrando em Jerusalém, muitas pessoas o aclamaram como o Messias prometido por Deus, louvando a Deus, clamando: “Hosana nas maiores alturas”... 
Hosana era uma palavra de entusiasmo religioso, que provavelmente derivava da palavra “salvar”[4], algo parecido com o nosso uso de “aleluia”, que deriva de “louvai a IAVÉ”.
E as crianças diziam: “Hosana ao Filho de Davi...”.
Os sacerdotes e escribas, aquela gente tão amarga que criticava tudo o que era bom, ficaram indignados.
Mas a resposta de Jesus revela o prazer que ele teve com o louvor dos pequeninos.
Ele cita as Escrituras, dizendo que aquele louvor dos pequeninos havia sido colocado por Deus nos lábios deles.
Assim percebemos que era um louvor aceitável a Jesus, no qual ele se deleitou.
Quando estamos adorando a Deus com nossos hinos e cânticos, certamente que o Senhor tem prazer em nós. Será que ele não teria prazer ao contemplar o cântico de nossos pequeninos unidos a nós como famílias de Deus?
2.2. Uma criancinha pode ser cheia do Espírito Santo
Lc 1:15
“Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno”.
Em muitos sentidos, João Batista, a respeito de quem a Escritura está falando aqui, foi uma pessoa excepcional, pois ele era o cumprimento de antigas profecias, onde o Senhor falava sobre aquele que viria antes de Jesus, preparando os corações para receberem sua Palavra.
Mas permanece o fato de que era também um ser humano comum. E este ser humano comum foi cheio do Espírito Santo desde o ventre materno.
Quando um bebezinho está ainda dentro do ventre de sua mãe, ele já tem a capacidade de receber certas influências que “vêm de fora”.
Sempre que penso nisto, eu me lembro de que quando minhas três filhas estavam ainda no ventre da Tequinha, eu gostava de ficar conversando e cantando prá elas.
E depois que elas nasceram, todas manifestavam que as músicas haviam sido ouvidas.
Por exemplo, desde os primeiros meses de vida, às vezes a Rutinha estava chorando, com aquelas coisas de bebê, que demoram um pouco a gente perceber o motivo.
Então eu a colocava nos braços, e começava a cantar:
Ó Pai bondoso, vem nos guiar
No bom caminho nos faze andar
Ou então:
Eu abri meu coração, e Jesus veio habitar
De manso bateu, logo a porta abri eu
E ele veio aqui morar
Quando eu começava a cantar, era a coisa mais linda. Com os olhinhos ainda marejados ela olhava pra mim e começava a sorrir. Era uma delícia de se ver.
Se desde o ventre nossos filhinhos podem receber as nossas influências, quanto mais as influencias de nosso Deus todo poderoso!
E depois que nascem, da mesma forma como aprendem a falar, a engatinhar, a andar, a se comportar convenientemente e tudo o mais, também podem aprender das coisas de Deus.
Eu nunca me esqueço de certa ocasião, a Rutinha tinha cerca de 5 anos de idade, e eu estava pregando num domingo à noite.
Ela estava “dormindo” no colo da Terezinha.
No dia seguinte, ele pediu que eu contasse uma história.
E eu comecei: “Era uma vez um homem cego, que se chamava...”
- Bartimeu!, ela respondeu.
Então eu perguntei: “Como você sabe”?
- É que esta história você contou ontem na igreja!
E eu pensara que ela estivesse dormindo.
2.3. Uma criancinha pode servir a Deus e ouvir sua voz
1º Sm 2:18, 19
“Samuel ministrava perante o SENHOR, sendo ainda menino, vestido de uma estola sacerdotal de linho.  19 Sua mãe lhe fazia uma túnica pequena e, de ano em ano, lha trazia quando, com seu marido, subia a oferecer o sacrifício anual”.
Que mãe maravilhosa a de Samuel, que consagrou seu filho ao Senhor e o ajudou a viver de acordo com esta consagração desde pequenino. Então ele ministrava, isto é, servia ao Senhor desde menininho.
1º Sm 3:10
“Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve”.
Desde pequenino Samuel também aprendeu a ouvir a voz de Deus e anunciar sua mensagem.
Orlando Boyer nos conta que assim também era com Carlos Spurgeon:
O avô de Spurgeon era pastor, e todos os domingos o pequenino estava lá, ouvindo as pregações.
Um dia, quando tinha cinco anos de idade, Spurgeon viu um membro da igreja que dava muito trabalho ao seu avô, na companhia de outros, fumando e bebendo.
Então o menino se aproximou e perguntou ao homem: “Que fazes aqui, Elias”?, numa alusão ao texto bíblico.[5]
O homem contou ao pastor que no começo ficou bravo com Spurgeon, mas que depois se sentiu quebrantado e arrependido. Desde aquele dia passou a andar mais perto de Deus. [6]
2.4. Uma criancinha pode conhecer os ensinamentos de Deus
2ª Tm 3:14, 15
“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste 15 e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”.
Embora Paulo o considerasse como um “verdadeiro filho na fé” [7], o fato é que desde a infância Timóteo aprendera a crer em Deus, pelos ensinamentos de sua mãe e sua avó [8].
Foi delas que ele recebeu a boa semente, que a seu tempo veio germinar e dar fruto.
Os que, pela graça de Deus, fomos criados em lares piedosos, sabemos de experiência própria como muitos dos ensinamentos que recebemos na infância simplesmente tem sido a nossa crença e nossa proteção em muitos momentos de nossa vida, contra muitos males que afligem aqueles que não receberam a mesma herança.
Como fomos livrados, pela graça de Deus, das drogas, da promiscuidade, das más companhias, das falsas doutrinas, e de tantas outras coisas ruins.
Mesmo aqueles que em certos tempos foram grandemente tentados, graças ao Espírito Santo falando através do que recebemos de nossos pais, voltamos aos caminhos do Senhor.
Por outro lado, temos visto como é difícil para alguns pais o educar seus filhos nos caminhos do Senhor quando estes pais se convertem na adolescência de seus filhos.
Então os que têm filhos pequenos devem se esforçar ao máximo para criar neles hábito de participar dos cultos, da leitura bíblica, da oração, e todos os outros “meios de graça”, instrumentos pelos quais o Espírito Santo incute em nós os princípios e modo de vida do reino de Deus nesta terra.
Eu me lembro de que certo tempo atrás, nós decidimos que não teríamos mais um culto em separado para nossos filhinhos, mas que eles deveriam participar conosco.
E alguns irmãos encorajaram aos seus pequeninos que já sabiam ler, a fazer anotações sobre as mensagens. Como ficamos surpresos ao ver que eles realmente estavam seguindo as exposições e aprendendo o que ouviam.
Me lembro de que quando o Gustavo nasceu, nalgumas ocasiões a Leninha não pode vir à igreja.
Mas num desses dias em que não veio, ela perguntou a uma das filhinhas (só não me lembro qual das duas), o que havia sido pregado.
E a filhinha respondeu que foi sobre “os ídolos do coração” (foi no dia 8 de maio de 2005), e “explicou direitinho”.
Nossos filhos são capazes de entender, aprender e praticar a Palavra de Deus.
Conclusão
Nossos filhos são filhinhos de Deus, pela aliança que temos com ele na fé em Cristo Jesus.
Com isto não quero dizer que são, “automaticamente crentes e salvos”, pois eles é que precisam crer, individualmente, mas estou dizendo que eles estão dentro da aliança que Deus fez conosco, de ser o nosso Deus e de nossos filhos.
Se somos povo da aliança, significa que temos certos compromissos com nosso Deus, e entre eles, o de criar amorosamente nossos filhos de acordo com os ensinamentos da Bíblia, para que eles, através destes meios de graça, venham a crer, a amar e a servir a Deus.
Aplicações
Eu gostaria de encerrar citando dois pontos importantes em nosso cuidado da vida espiritual de nossos filhos.
1º. É claro que nosso dever não se limita em trazê-los à igreja, sem ao mesmo tempo ensiná-los por nossas próprias palavras e maneira de viver.
Alguns anos atrás, um presbítero que conheço estava ministrando aula a uma classe de adolescentes, e dizendo sobre como é gostosa e abençoada a vida da família cristã.
Então um de seus alunos, cujos pais eram líderes na igreja, contestou ao presbítero, dizendo que este não era o caso de sua família. Que na igreja, os seus pais eram uma coisa, mas na igreja, outra.
Sim, irmãos: é muito ruim quando os pais dão mau exemplo de cristianismo para os filhos.
2º Além de ensiná-los com nossas palavras e exemplo, a Bíblia diz que precisamos discipliná-los em amor.
Isto não quer dizer somente repreensão, ou alguma forma de castigo, mas também, e principalmente, “treinamento bom comportamento”.
Isto é um pouco (nalguns casos, muito) trabalhoso, mas sempre trás bons resultados.
Eu sei que muitas pessoas dizem que está errado incutir crenças religiosas nas crianças, que elas é que devem, ao crescer, escolher no que crer, ou não.
Mas esse pensamento, é certo que o tem as pessoas que não dão à religião o valor que nós damos, e com certeza não pensam do ponto de vista bíblico.
Se acreditamos que dessa fé depende a salvação de nossos filhos, é claro que temos o dever de incutir neles os ensinos de nossa fé.
Há crianças que não gostam de tomar banho. Seus pais deixam que eles fiquem sem tomar banho?
Há crianças que não gostam de estudar. Há crianças que gostam de mexer onde não devem, que gostam de comer o que faz mal à saúde, e tantas outras coisas semelhantes. Pais amorosos e responsáveis deixam-nas entregues à sua própria vontade?
Você se lembra do testemunho que lemos no início de nossa mensagem? É com gratidão que Marcos Witt se recorda de que seus pais o obrigavam a participar dos cultos.
A estultícia está ligada ao coração da criança (e não só da criança, mas de todo ser humano entregue a si mesmo), mas a vara da disciplina a afastará dela.[9]


[1] São Paulo, W4ENDOnet Comunicação e Editora Ltda., 2004, págs. 10, 11.
[2] Pv 22:6
[3] Jr 32:27
[4] J. D. Douglas, ed., Novo Dicionário da Bíblia (São Paulo, Vida Nova, 1988, 7ª reimpr.), pág. 725
[5] 1º Rs 19:9
[6] Orlando Boyer, Heróis da Fé (Rio de Janeiro, CPAD, 2005, 31ª edição), pág. 188
[7] 1ª Tm 1:2
[8] 2ª Tm 1:5
[9] Pv 22:15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo