Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 13 de outubro de 2013

Minha graça te basta - 2ª Co 12:7-10

3ª IPC de São Paulo
Domingo, 28 de outubro de 2001
Pr. Plínio Fernandes
Meus irmãos, vamos ler 2ª aos Coríntios 12:7-10
“E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.  8 Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.  9 Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.  10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.”
O apóstolo Paulo foi um dos maiores personagens da história da Igreja de Cristo.
Foi uma das pessoas que teve as mais profundas compreensões da grandeza do evangelho, do amor e da justiça divinos, da salvação eterna.
Ele teve grandes revelações do Senhor, sendo que o próprio Jesus se manifestou pessoalmente a ele, em pelo menos quatro ocasiões de grande crise na vida do apóstolo.
Pelo menos metade das Escrituras Sagradas no Novo Testamento foi escrita por ele.
Todas estas coisas maravilhosas, bem poderiam ter levado este homem a, na realidade, se afastar da presença de Deus, se fosse deixado entregue si mesmo.
Ele poderia se tornar orgulhoso dos altos privilégios que lhe foram concedidos por Deus.
Poderia ter se tornado presunçoso, de que Deus o abençoava mais do que a outras pessoas, de que Deus usava sua vida mais do que a de outras pessoas.
Poderia ter se tornado vaidoso.
Poderia ter se tornado autoritário, arbitrário, arrogante, dominador.
Como aconteceu com Satanás, que se tornou inimigo de Deus justamente porque se convenceu de que ele o melhor em tudo.
Mas não foi assim com este apóstolo.
Ao contrário, embora fosse um homem tão ricamente abençoado e útil nas mãos de Deus, Paulo se manteve humilde e fiel até o fim de sua vida.
E neste texto ele nos conta o porquê.
Ele nos conta que, por causa da grandeza das revelações de Deus em sua vida, foi-lhe posto “um espinho na carne”, um verdadeiro “mensageiro de Satanás, para esbofeteá-lo”, a fim de que ele “não se ensoberbecesse”, a fim de que ele não se tornasse uma pessoa orgulhosa.
Nós não sabemos exatamente qual era a natureza deste “espinho”.
A palavra traduzida por “espinho” em nossas Bíblias na realidade deixa muito a desejar; “estaca” seria uma tradução mais exata - um pedaço pontiagudo de madeira, que fincado no corpo de uma pessoa, causa-lhe profunda dor.
Esta palavra, “mensageiro”, é a tradução literal da palavra “anjo”, que às vezes é um homem, às vezes um ser espiritual.
No v. 10 ele menciona uma série de coisas que podem ser consideradas espinhos na carne: fraquezas, injúrias (desrespeito, insultos), necessidades, perseguições da parte de outras pessoas, angústias, coisas estas que liga ao seu relacionamento com Jesus Cristo, isto é: por causa de seu amor a Jesus Cristo é que ele passa por estas situações.
De qualquer forma, a idéia é a de que seja o que for que Paulo enfrentava, era algo que o fazia sentir-se enfraquecido e humilhado.
Então ele orou ao Senhor, pedindo que o Senhor tirasse aquela “estaca”, aquele anjo do inimigo que o fazia sentir-se humilhado.
Mas cada vez que orou, a força do verbo grego é esta, cada vez que ele orou a resposta do Senhor foi esta: “Paulo, a minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza; quanto mais fraco você for, mais meu poder se manifestará em tua vida”.
Então Paulo conclui: “De boa vontade, pois, mais me gloriarei em minhas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo, e estas coisas que deveriam me entristecer, me desanimar, me enfraquecer, ao invés disto me alegram, me animam, me fortalecem”.
Nestas palavras do Senhor Jesus ao apóstolo é que vamos meditar nesta noite.
“A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza”.
Se a graça de Jesus não for suficiente, nada mais o será.
Por outro lado, se a graça de Jesus for suficiente para nós, não precisamos mais nada.
1. O que significa ter a graça de Jesus Cristo
Se queremos dar uma definição da palavra “graça”, o que vem de imediato à nossa mente é aquela velha e conhecida frase: “graça é favor imerecido”.
É uma definição bíblica, correta, precisa, mas a minha dificuldade é que, quando empregamos esta frase, pelo fato de estarmos tão acostumados a ela, já não sentimos o “calor” que deveríamos sentir no coração diante desta verdade; já não percebemos a grandeza desta verdade maravilhosa que estamos afirmando.
Por isto eu gostaria de me deter um pouco com irmãos, no conceito bíblico da palavra “graça”.
Vejamos as denotações principais desta palavra na Bíblia.
A primeira delas é que graça significa favor (como na frase: “graça é favor imerecido”).
Neste sentido, Paulo faz um contraste entre graça e pagamento.
Rm 4:4
“Ora, ao que trabalha, o salário não lhe é considerado como favor, mas como dívida”
Neste contexto o apóstolo está ensinando que a salvação da nossa alma não é algo que Deus nos concede como se fosse uma dívida dele para conosco, pelo fato de termos trabalhado pela nossa salvação.
Não, ele diz, a nossa justificação diante de Deus só se baseia no favor dele para conosco; no fato de que ele agiu em nosso favor; no fato de que ele está em nosso favor, ou como ele diz no cap. 8:31: Deus é por nós.
Então, quando Deus nos diz: “A minha graça te basta”, entre outras coisas eles está afirmando: “Eu estou com você. Nas suas angústias, nas suas fraquezas, nas suas dificuldades, quando o Satanás e seus anjos estão contra você, nas suas necessidades, eu estou do seu lado”.
Há uma outra nuança da palavra graça: “Graça significa amor”.
Esta denotação tem suas raízes no Antigo Testamento, onde o Senhor ensina que o relacionamento dele com seus eleitos é baseado somente em sua disposição amorosa para com eles.
Dt 7:6-8
Porque tu és povo santo ao SENHOR, teu Deus; o SENHOR, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra.  7 Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos,  8 mas porque o SENHOR vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito.”
De novo aparece o conceito de que Deus está do lado de seu povo, não porque este povo tenha demonstrado alguma coisa que o fizesse digno disto: “Vocês eram o menor de todos os povos, diz o Senhor, não havia em você algo fizesse você melhor que os demais; eu os escolhi apenas porque os amei, e porque determinei cumprir minha palavra dada aos seus pais...”
Agora, dentro deste conceito de amor eletivo, há mais uma palavra que descreve a graça de Deus, que em nossas Bíblias às vezes é traduzida por misericórdia, às vezes por bondade, às vezes por compaixão, mas que melhor seria traduzida por “amor constante”.
Is 54:7,8
Por breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias torno a acolher-te;  8 num ímpeto de indignação, escondi de ti a minha face por um momento; mas com misericórdia eterna me compadeço de ti, diz o SENHOR, o teu Redentor.”
Veja, quando o Senhor diz: “A minha graça”, ele está dizendo: “Você pode contar com o meu favor, pode contar com o fato de que eu amo você, e que este amor é constante, eterno, imutável, pode contar com o fato de que eu estou do seu lado”.
Eu acho que uma das melhores ilustrações da graça de Jesus pode ser vista na história daquela mulher que foi pega em flagrante adultério, conforme registrada em Jo 8:1-11.
Esta mulher foi levada à presença de Jesus por um grupo enorme de pessoas que, além de odiarem e desejarem ter algo para incriminar ao Senhor, também estavam cheias de desejo de vingança contra ela, pois ela havia traído o marido, o que naquela época era algo considerado digno de execração pública e pena de morte.
Em nossos dias o adultério continua sendo um pecado tão grande quanto naqueles, pois na maioria das vezes é uma traição a um ser humano que em nós coloca a sua confiança e devoção.
Pois bem: os homens trazem esta mulher à presença do Senhor, exigindo que ele pronuncie seu veredicto.
A princípio, ele se mantém calado, mas diante da hipócrita insistência deles, e embora ele próprio odeie o pecado muito mais do qualquer outro ser humano, ele diz: “Aquele que não tiver cometido pecado algum, que seja o primeiro a atirar alguma pedra”.
E os homens, acusados pela sua própria consciência, foram se retirando um por um.
Depois disto ele se volta para a mulher e pergunta: “Onde estão os teus acusadores? Ninguém te condenou”?
“Ninguém Senhor”.
“Nem eu tampouco te condeno. Vai-te, e não peques mais”.
Veja: quando todos estavam contra ela, todos acusando-a, querendo-a ver julgada, condenada, castigada, a palavra o Senhor foi: “Eu estou do lado dela”; não do lado do pecado dela, é claro, mas do lado dela.
E se Deus está por ela, quem será contra ela? Não é?
Se Deus é por nós, quem será contra nós?
2. A graça de Jesus é maior que tudo quanto acontece em nossa vida
Como diz o Sl 63:1
“A tua graça é maior que a vida!”
E Jesus diz a Paulo: “A minha graça te basta”!
Jesus respondeu isto ao apóstolo Paulo a cada vez que ele orou pedindo-lhe que afastasse o seu “espinho na carne”.
Como já dissemos anteriormente, não sabemos exatamente no que consistia este espinho.
O Pr. John MacArthur, com base na palavra “mensageiro”, ou “anjo de Satanás”, crê que se tratava de um dos opositores do Apóstolo Paulo em Corinto, pois naquela cidade especialmente, havia pessoas que eram contra o Apóstolo, que procuravam de alguma forma denegrir a sua imagem e o seu ministério.
Eu pessoalmente creio que este mensageiro não é tanto um ser pessoal, mas algo que foi enviado por Satanás, é claro, sob a permissão de Deus, e que prejudicava o Apóstolo.
Na realidade, penso que se tratava de uma enfermidade física, pois no v. 9 ele se refere a este espinho como sendo uma fraqueza, e na carta aos Gálatas ele emprega esta mesma palavra para se referir a uma enfermidade que ele tinha, ao que tudo indica, nos olhos.
Mas, seja o que for, era algo que incomodara o Apóstolo, que o humilhara, que o deixara aflito.
E ele orou: “Senhor, tira de mim esta aflição, destrói esta obra de Satanás”.
Engraçado, irmãos, ele não fez uma declaração de pensamento positivo, ele não fez uma oração para amarrar Satanás, não deu ordem alguma ao Diabo, não foi procurar um terapeuta, também não fez uma “quebra de maldições”; ele simplesmente orou, e o Senhor não lhe atendeu ao pedido.
O Senhor somente lhe respondeu: “A minha graça te basta!”, isto é, “a minha graça é suficiente para você; então mesmo que você seja perseguido, injuriado, maltratado, injustiçado, mesmo que você tenha fraquezas, limitações, necessidades, você não está sozinho; eu estou com você”.
Veja: a verdadeira bênção não é você não enfrentar adversidades, não ter problemas, não sofrer.
A verdadeira bênção é você saber que em todas estas coisas que você enfrenta, você não está sozinho.
Estou pensando em certa irmãzinha a quem tive o privilégio de pastorear alguns anos atrás. Certo dia ela iria dirigir um estudo na igreja; mais precisamente era um sermão de prova no instituto bíblico. Ela trabalhava como caixa, num banco. E naquele mesmo dia ela fora enganada em seu trabalho, o que resultou em que ela precisou pagar ao banco o valor que um falso cliente lhe roubou.
Ela ficou tão triste com aquela situação, e até contou para nós o que havia acontecido. Mas fez daquele episódio um motivo a mais para dizer as palavras do texto que iria pregar: “O Senhor é  minha luz e a minha salvação; o Senhor é a força da minha vida”.
É claro que este coração de pastor louvou muito a Deus ao ver a graça de Deus na vida daquela querida irmã. E entre outras coisas, eu fiquei pensando no que aconteceria na vida de uma outra pessoa, que não conhecesse a Jesus Cristo: qual seria a reação? Já pensou ter que enfrentar situações assim sem a força que Jesus nos dá?
Eu acho que as expressões mais fortes desta presença de Deus conosco estão no profeta Isaías:
Is 46:3,4
Ouvi-me, ó casa de Jacó e todo o restante da casa de Israel; vós, a quem desde o nascimento carrego e levo nos braços desde o ventre materno. 4 Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei”.
Ele leva o seu povo nos braços, carrega no colo, desde o nascimento, e vai continuar levando até à velhice.
Às vezes nos encontramos em situações tão críticas, humanamente falando, sem saída, que não nos resta nada a não ser não fazer nada, mas podemos ter a bendita certeza de que não estamos sozinhos, de que nada nos separará do amor, da graça, da presença de Cristo.
3. A graça de Jesus Cristo faz com tudo coopere para o nosso bem
Jesus disse: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza”. E Paulo acrescenta aqui que se trata do poder de Cristo.
“Eu não vou afastar este espinho de você, pois ele faz parte do meu plano, é um meio de eu aperfeiçoar meu poder em sua vida”.
Veja irmão, do nosso ponto de vista, nossos problemas, fraquezas, necessidades, são um verdadeiro entrave à vida espiritual, um entrave ao ministério.
Mas do ponto de vista de Deus, as adversidades são na realidade oportunidades de crescimento espiritual e consequentemente maior utilidade nas mãos do Senhor.
Há uma afirmação muito bonita em Hebreus 11, acerca dos nossos irmãos do Antigo Testamento, que viveram uma vida vitoriosa, de fé.
Hb 11:32-34
E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, 33 os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, 34 extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.”
Da fraqueza tiraram força.
É precisamente isto o que diz o Apóstolo: “Quando sou fraco, então é que sou forte”.
Que tipo de benefícios estas adversidades podem trazer para nossa alma?
3.1. Humildade - v. 7
“Para que eu não me ensoberbecesse... para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte”...
A pior armadilha, o pior pecado que um ser humano pode cair é o pecado do orgulho espiritual.
Foi este pecado que levou o “Querubim Ungido” a se transformar em Satanás.
É este o pecado que torna o ser humano separado de Deus, pois, como disse Tiago, Deus resiste aos orgulhosos, mas aos que são humildes ele concede a sua graça.
E Paulo estava numa situação tão privilegiada que se não houvesse algum impedimento, alguma espécie de freio, ele poderia se envaidecer.
Então o Senhor permitiu esta adversidade, que fazia Paulo sentir-se pequeno, humilhado, humilde, vazio de si mesmo.
3.2. Contentamento
v. 9
“De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas minhas fraquezas”.
v. 10
“Pelo que sinto prazer nas fraquezas...”
Uma vez que você sabe que até as fraquezas são para o seu bem estar espiritual, você pode então se alegrar até mesmo nelas.
Não no sentido de que você estará rindo, em toda e qualquer situação, mas que em toda e qualquer situação o seu coração estará em paz, de que haverá a certeza de que o Senhor reina, que ele está no controle de tudo.
E você poderá até mesmo dizer como Jó: “O Senhor o deu, o Senhor o tomou. Louvado seja o nome do Senhor”.
E você poderá até mesmo agradecer a Deus por seu problemas, pois eles fazem bem à sua alma.
3.3. Dependência do Senhor
v. 9 - “Vou ter prazer nas fraquezas, para que sobre mim repouse  o poder de Cristo...”
v. 10
“Quando sou fraco, então é que sou forte...”
“Quanto mais eu perceber que não sou nada de mim mesmo, quanto mais eu perceber que sou limitado, mais a força de Jesus se manifestará”.
Eu quero citar de novo o meu predileto: o Profeta Isaías
Is 50:10
Quem há entre vós que tema ao SENHOR e que ouça a voz do seu Servo? Aquele que andou em trevas, sem nenhuma luz, confie em o nome do SENHOR e se firme sobre o seu Deus.”
O Servo do Senhor às vezes anda nas trevas, na escuridão, sem ver o caminho que deve seguir, mas mesmo na escuridão ele confia, pois ele diz: “Senhor é a minha luz e a minha salvação, o Senhor é a força da minha vida...”
Ele confia no nome do seu Deus, ele se firma sobre o seu Deus.
A graça do seu Deus é o que lhe basta...
Você tem fraquezas que te humilham? Que fazem com que você se sinta um nada, um fraco espiritualmente? Você passa por situações que são verdadeiras bofetadas, verdadeiras obras de Satanás que fazem você se sentir pequeno?
Irmão, você sabe que a sua vida está nas mãos do Senhor, sabe que, por exemplo, na história de Jó, quando o Senhor permitiu tanto sofrimento, na realidade tudo o que estava acontecendo eram bênçãos disfarçadas
Conclusão
Eu gostaria de concluir lendo mais um texto que nos retrata o tamanho da graça de Deus.
Ef 2:1-9
Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.  4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,  5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, -- pela graça sois salvos,  6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; 7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. 8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie.”
Se você é crente em Jesus Cristo, este texto está dizendo exatamente quem você era e quem você é agora.
Você era uma pessoa espiritualmente morta, em delitos e pecados.
Escrava do pecado.
Desobediente a Deus.
Afastada de Deus.
Fazendo a vontade de sua própria carne, de seus próprios pensamentos
Era por natureza filha da ira, estava sob a condenação de Deus.
Sua vida era um inferno e você estava indo para o inferno.
Assim como vivem todas as demais pessoas, que não conhecem a Jesus.
Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que ele te amou
Te deu vida juntamente com Cristo, ressuscitou você dentre os mortos
Salvou a tua alma, transformou teu coração, salvou você por sua maravilhosa graça. Será que o Deus que por seu poder livrou a sua alma da morte eterna, que tirou você do poder de Satanás, do pecado e das trevas, este a Deus não pode sustentar você em meio a todas as tempestades?
Não pode preservar tua alma, renovar tuas forças?
Será que o fato de ele estar com você não é tudo o que você precisa?
Eu quero que você se imagine à beira de um rio, um rio grande, largo, límpido, de águas puras, frescas, cristalinas, que corre à sombra de árvores imensas, no meio de uma floresta.
E você agora já não está mais à beira deste rio: você é um peixinho pequenino, mergulhado nas águas desse rio.
Será que as águas deste rio são suficientes para você?  Será que bastam para matar sua sede?

Assim é o rio da graça de Deus, do Deus infinito: beba deste rio, beba desta graça, mate a sua sede, peixinho pequenino.

9 comentários:

  1. muito bom este estudo.. louvado seja DEUS

    ResponderExcluir
  2. muito bem abordado, Deus e abençoe.

    ResponderExcluir
  3. A MINHA ALMA ESTÁ JUBILOSA PELAS MARAVILHOSAS PALAVRAS REVELADAS, PELO ESPIRÍTO DE DEUS AO SEU SERVO NESTE ESTUDO. AO ALTÍSSIMO DEUS A HONRA, A GLÓRIA E O PODER SEJA DADA A ELE. QUE É DONO DE TUDO. ALELUIA!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. fui muito edificada ao ler esse texto

    ResponderExcluir
  5. Não há palavras sobre esse estudo.
    Obrigado Senhor por nós dar sabedoria para desfrutar da tua palavra.

    ResponderExcluir
  6. E jesus me fez parar exatamente aqui para entender a palavra me dita tantas vezes rs quando estou brincando com Ele digo que somos dois loucos juntos kkkk que ele é o doido que educou a doidinha então não reclama!Lindo o Senhor! obg Plinio

    ResponderExcluir
  7. Estudo, muito edificante , glórias a Deus !!!

    ResponderExcluir

▲Topo